quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Sebastião Salgado - Fotógrafo e Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas

  Hoje, 8 de fevereiro é o aniversário do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, considerado como um dos melhores fotógrafos do mundo na atualidade.

Premiado nacional e internacionalmente, Sebastião Salgado procura através de uma fotografia engajada, conscientizar as pessoas para causas importantes da humanidade.

No momento que a OMS discute e apresenta os novos dados sobre a polio, é de ressaltar que Sebastião tem trabalhado regularmente e de forma desinteressada com várias agências das Nações Unidas, tendo sido nomeado embaixador da boa vontade da UNICEF em 2001 para a Campanha Global para a erradicação da póliomielite.

Sebastião Salgado trabalhado,
em 2001 no Paquistão.

Sebastião viajou pela Índia, Paquistão, Republica Democrática do Congo, Somália e Sudão para retratar o esforço árduo de todos os envolvidos no combate à doença.

Suas fotos em preto em branco são muito punjentes e marcadas pelo enorme sofrimento humano. 

De suas andanças como embaixador da boa vontade nasceu o livro O fim da pólio - A campanha mundial para a erradicação da doença, editado em 2003, com prefácio do então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, bem como de diversos depoimentos e relatórios de membros da OMS e da UNICEF.


Um comentário:

Unknown disse...

Ser fotografo das Nações Unidas tem suas vantagens, mas acho que deve ser um pouco difícil quando um tem que tirar alguma foto dum país com gente pobre que morrem de fome...