sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Zeca Afonso


Hoje falamos aqui de Zeca Afonso (Aveiro, 2 de Agosto de 1929 — Setúbal, 23 de Fevereiro de 1987), dimunutivo popular de José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos: passam 25 anos da morte deste grande cantor e compositor português, que ficou muito conhecido tanto pelo seu talento musical como pela sua postura crítica face ao Estado Novo e à política colonial.



Zeca Afonso, nascido em Portugal, formado em Ciências Histórico-Filosóficas, viveu também em Angola e Moçambique, bem como em várias pequenas cidades e vilas por todo o Portugal, onde foi professor. Ao longo destas suas andanças tomou conhecimento e contato próximo com a dura realidade das pessoas durante o período do estado novo, as dificuldades da sua vida, quer em Angola, Moçambique ou Portugal.

Estas experiências despertaram a sua consciência cívica, tornando-se um porta voz do povo e do seu dia a dia, que transpunha para suas letras.

As suas músicas, que rompiam com a tradição musical portuguesa, incorporavam elementos musicais africanos, continente onde viveu e com o qual mantinha uma profunda ligação.


Ainda durante o Estado Novo torna-se um símbolo do desejo de liberdade e democracia, o que lhe valeu vários problemas com a polícia política portuguesa e a proibição de exercer o ensino. Entre abril e maio de 1973 esteve detido na prisão política de Caxias, em Portugal.

Faleceu a 23 de fevereiro de 1987, vítima de esclerose lateral amiotrófica, mas nos deixou um enorme legado musical.

A sua música ficará para sempre ligado à transição para a democracia em Portugal pois a canção “Grândola Vila Morena” foi usada pelo Movimento das Forças Armadas como senha para confirmar o andamento das operações militares que derrubaram o regime liderado por Marcelo Caetano.
Assista ao video da interpretação da canção "Venham mais cinco", do seu último concerto, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa:






Algumas ligações de interesse:


Noticia sobre os 25 anos da sua morte
As andanças de um andarilho
O rosto de uma utopia
Associação José Afonso

Nenhum comentário: