segunda-feira, março 05, 2012

Braga - a mais antiga cidade de Portugal

A mais antiga cidade de Portugal

Braga é a cidade portuguesa mais antiga e a 3ª maior cidade do país, atrás somente de Lisboa e Porto quando suplantou Coimbra em numero de habitantes em meados do século XX.

Arcadas no centro de Braga

É ainda uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, contando com mais de 2000 anos de história, remontando aos tempos romanos quando se chamava Bracara Augusta em homenagem ao Imperador César Augusto.
Por isso mesmo é uma das primeiras cidades a ter sido convertida ao Cristianismo.

O território que hoje é conhecido como Braga já era habitado desde o Mesolítico pela tribo dos Brácaros, como atestam os estudos arqueológicos a partir da Idade do Bronze.
Braga está situada no norte de Portugal, no vale do rio Cávado, a cerca de 50 km a norte da cidade do Porto e possui cerca de 181 874 habitantes.

Em 2012, foi escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude como a Capital Europeia da Juventude.

Braga baseou sua campanha no fato de ter um dos concelhos mais jovens da Europa. E de ter um programa de atividades centrado em temas como a participação ativa dos jovens na sociedade, espaços ao ar-livre para cultura jovem, espaços para aprendizagem informal e/ou diálogo inter-geracional, novas e inovadoras abordagens ao emprego jovem e multi-culturalismo e integração.

Veja o vídeo



Braga é o segundo foco religioso mais importante do país, atrás somente do  Santuário de Fátima.  É também um dos locais com mais igrejas do mundo a ponto de ser conhecida como a Roma Portuguesa, ou a Cidade dos Arcebispos. A maior parte das suas igrejas são consideradas património nacional.


Fachada principal da Sé de Braga

A Sé de Braga, a mais antiga arquidiocese de Portugal possui um estatuto de primeiro plano desde o início do século V e rivalizava seu poder com a Sé de Santiago de Compostela. Sua construção era de grande beleza e dignidade até ser arrasada pela ocupação árabe em 716.

Praticamente refeita no séc. XI por D. Henrique e D. Teresa (pais de D. Afonso Henriques), abriga hoje os seus túmulos no claustro.

 
"Mais velho que a Sé de Braga' é uma expressão popular, bem conhecida, que quer significar a veterania de uma qualquer realidade".

Cón. Pio G. Alves de Sousa



Nenhum comentário: