sexta-feira, março 30, 2012

A primeira universidade brasileira - Faculdade de Medicina da Bahia


Faculdade de Medicina da Bahia

A faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), da Universidade Federal da Bahia, foi criada como Escola de Cirurgia da Bahia em 18 de fevereiro de 1808 por Dr. João VI. Foi a primeira escola de nível superior no Brasil.
Foi instalada no Hospital Real Militar, nas dependências do Colégio dos Jesuítas.


Em abril de 1813, a escola passou a ser conhecida como Academia Médico-Cirúrgica e em 1832 passou a chamar-se Faculdade de Medicina da Bahia. Em 1891 tornou-se Faculdade de Medicina, Farmácia e Odontologia e finalmente em 1946, tornou-se a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

A chegada da Família Real portuguesa ao Brasil foi o início da grande independência cultural do Brasil.

A FAMED esteve sempre à frente no seu tempo. Além de ser a primeira faculdade do país, foi também o primeiro local do Brasil a acender pela primeira vez, a luz elétrica no dia 2 de julho de 1844.

No dia 5 de novembro de 1808, D. João VI fundou também a Escola de Anatomia, Cirurgia e Medicina, a atual UFRJ (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro).


Fonte: Sandro Fenelon



Um comentário:

Anônimo disse...

Essa não foi a primeira, vocês deveriam ler sobre a universidade federal do amazonas. aquela foi a primeira.Ela fascinante tem 25 mil alunos.