quinta-feira, agosto 23, 2012

Bebidas Típicas dos Países de Língua Portuguesa - São Tomé e Príncipe (7)

 
Na costa de São Tomé existe um bar cuja dona, a Maria João, serve uma bebida que torna o seu bar um lugar incontornável para quem quer conhecer o verdadeiro calor das pequenas ilhas africanas.

De aspecto pouco convidativo, o “Pilolo Atómico” é apenas um líquido castanho numa garrafa transparente feita de uma mistura de um brandy local com cascas de árvores aproveitando para realçar o sabor amargo da mesma. 

Fonte da imagem

Segundo Maria João, inicialmente, os nativos mastigavam a casca de árvores como medicamento e até como fonte de energia e chamavam-na de "bebida quente" até que finalmente transformou-se em uma aguardente.
Esta bebida não possui registo e seu nome foi sugerida por seus consumidores que a consideram como um afrodisíaco.

Mas não  pensem que o “Pilolo Atómico” é bebida exclusiva do sexo masculino, as mulheres também não desdenham os seus efeitos afrodisíacos.

Num continente onde a SIDA reclama largos milhões de vidas, esta bebida poderia ser o gatilho que levaria a mais algumas tragédias humanas, mas até aí Maria João está na vanguarda, pos a cada “pilolo” engolido, o bar oferece um preservativo.
Para que nem todas as histórias se tornem uma estatística.

Fonte da imagem



São Tomé e Príncipe também produzem uma cerveja leve e gostosa e considerada pelos especialistas como uma das melhores cervejas africanas. A Cerveja Creola.

 





O café e o cacau foram durante muitos anos a base da economia de São Tomé e Príncipe.

A qualidade de um e outro são bem conhecidas e "simplesmente" considerados como um dos melhores do mundo.

De referir que há cem anos atrás São Tomé e Príncipe chegou a ser o primeiro produtor mundial de cacau, produzindo atualmente cerca de 4 500 toneladas por ano!


Liotério de São Tomé e Julio Vieira da Guiné-Bissau
provando o cacau do pé




São Tomé e Príncipe, sendo um país tropical oferece inúmeros sucos de frutas e um dos mais conhecidos é o suco de sap-sap. Um suco saboroso, consistente e refrescante. O sap sap é conhecido também pelo nome de graviola.





Nenhum comentário: