domingo, agosto 05, 2012

Semana Mundial de Aleitamento Materno - 1 a 7 de agosto de 2012

20 anos atrás a Aliança Global para o Aleitamento Materno (WABA) lançou pela primeira vez a SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO com o tema “Hospital Amigo da Criança”.



Muita coisa aconteceu nestes 20 anos e a cada ano, WABA promoveu um tema.

2010 - Amamentação: O caminho amigo do bebê
2011 - Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: uma experiência 3D


Em 2012, o tema é: “Entender o passado e planejar para o futuro”.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) se junta à WABA para celebrar os 20 anos da semana mundial do aleitamento materno.


O tema deste ano destaca os esforços globais de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno através da implementação da Estratégia Global para a Alimentação do bebê e da criança.


Durante a 65ª Assembleia Mundial da Saúde (WHA) realizada em maio de 2012, todos os Estados Membros se comprometeram a reforçar a Estratégia Global para a Alimentação do bebê e da criança adotado pela WHA em 2002, através de um plano de implementação de nutrição materno infantil.


Este plano tem seis áreas de ação e o mais importante é promover o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e que até 2025, pelo menos, 50% dos bebês abaixo de seis meses estarão sendo amamentados.


Atualmente, 26 países já atingiram esta meta e globalmente, 37% dos bebês abaixo dos seis meses são amamentados. Estes dados demonstram que é possível atingir a meta proposta para 2025.


A OMS irá reforçar os benefícios da redução da morbi mortalidade infantil com o aleitamento materno exclusivo lembrando que:


45% das mortes por infecções neonatais, 30% das mortes por diarreia e 18% das mortes por infecções respiratórias agudas poderiam ser reduzidas com o aleitamento materno exclusivo.


Vamos contribuir!
Leia, pesquise, divulgue...
Utilize a BVS Aleitamento Materno





Nenhum comentário: