sexta-feira, novembro 02, 2012

Camilo Castelo Branco

Fonte da Imagem
No mês de outubro, comemora-se os 150 anos da primeira edição do romance Amor de Perdição, o mais famoso romance de Camilo Castelo Branco, um dos escritores mais prolíferos e marcantes da literatura portuguesa contemporânea.

Camilo nasceu em Lisboa no dia 16 de março de 1825. Oriundo de uma família burguesa de Trás dos Montes. Aos dois anos de idade perdeu a mãe e quando tinha 10 anos perdeu o pai.

Foi então acolhido por uma tia em Vila Real para onde mudou-se com sua irmã mais velha.

Em 1839, quando tinha 14 anos de idade, sua irmã casou-se e Camilo foi viver com ela em Vilarinho da Samardã onde começou a estudar com o Padre António de Azevedo, que lhe ensinou a doutrina cristã, latim, francês e a língua portuguesa.

Em 1841, aos 16 anos casou-se com Joaquina Pereira da França, camponesa de Ribeira de Pena, que trabalhava como amanuense (copiava textos e documentos à mão). No entanto, o casamento precoce não resistiu muito tempo e Joaquina faleceu em 1847 e a filha de ambos em 1848.

A partir de 1848, levou uma vida boémia, frequentando cafés e salões burgueses e dedicou-se ao jornalismo.

Sua vida foi sempre atribulada com vários amores que lhe serviram de inspiração para muitas de suas novelas.

Foi o primeiro escritor da língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos literários e sempre conseguiu manter uma escrita bastante original.
Saiba mais sobre este extraordinário escritor português:

Nenhum comentário: