quarta-feira, janeiro 16, 2013

Mais lenha na fogueira. E precisava?


Saiba mais sobre Lauro Moreira
Esta notícia foi extraída (com permissão) do Blog do meu amigo o Embaixador Lauro Moreira, o Quincasblog.

Vale à pena!

Eu já havia jurado para mim (a bem da verdade, mais de uma vez…) que nunca mais voltaria a perturbar a paciência de ninguém com essa novela interminável do famigerado Acordo Ortográfico da Língua Portugesa.

Desde que fui para Lisboa e assumi o cargo de Embaixador junto à CPLP em meados de 2006, gastei muita saliva e não pouca tinta, tentando convencer aqueles que por diferentes razões se opunham em Portugal à ratificação final do texto acordado pelos países lusófonos em 1990.

Acontece que agora, ao apagar das luzes de 2102, o Governo Dilma Roussef resolveu reabrir uma questão que já estava mais que encerrada e enterrada, com a tranquila adesão de todo o país às novas normas ortográficas.

E essa decisão de mudar o decreto de 2008, que estabelecia a incorporação definitiva dessas normas a partir de janeiro de 2013, transferindo-a para 2016, vai causar muito mais estragos do que se imagina.

Em Angola e Moçambique, que ainda não ratificaram o acordo ortográfico e até em Portugal, que já ratificou e estabeleceu um prazo mais longo que o nosso para sua entrada em vigor, mas onde as resistências são ainda ponderáveis, a decisão brasileira já está causando o maior reboliço e um evidente retrocesso.

Sei que o assunto para nós brasileiros não chega a dar muito IBOPE, mas aconselho vivamente aos poucos e fieis leitores do nosso Quincasblog que não deixem de ler um excelente texto que acabo de postar sobre o assunto, escrito por um especialista no tema, o Professor Carlos Alberto Faraco, da Universidade Federal do Paraná. Afinal, não podemos ficar apenas pela rama de um assunto que nos interessa a todos.

Boa leitura e um grande abraço,

Lauro Moreira

Mais sobre o Acordo Ortográfico por Lauro Moreira



Nenhum comentário: