segunda-feira, janeiro 21, 2013

O que é google scholar ou google acadêmico?

Google scholar: para que serve, como acessar, quando usar, para que usar

Quando temos que fazer um trabalho da escola ou uma pesquisa para uma matéria da universidade, ou queremos aprender mais sobre um determinado assunto, seja ele científico ou não, com certeza e na maioria das vezes, recorremos à internet e utilizamos o Google.

No entanto, já se discute à muito tempo a fidedignidade da informação disponível na internet. No caso das informações científicas, isso é cada vez mais importante. Como forma de melhorar a qualidade da informação tecnico e científica, criou-se há alguns anos o "Google Scholar"ou em português, "Google Acadêmico".

O Google Acadêmico é um sistema de busca eletrônica de artigos científicos que oferece a estudantes e profissionais de diversas áreas (inclusive a área de saúde) a possibilidade de encontrar informações atuais, fidedignas e revisadas por pares, elevando em muito a qualidade da informação disponível.

Estes artigos podem ser vistos por todos que tem acesso à internet e significa que ao utilizar o Google Acadêmico, o resultado de sua busca sobre qualquer assunto científico será baseada em um conhecimento formal e acadêmico. 

Desta forma, recomenda-se que ao pesquisar um assunto científico, utilize-se este motor de busca.

Veja como chegar, passo a passo, no Google Acadêmico.

1. Entre na página inicial da Google:
2. Na parte superior da pagina, no extremo direito tem o ícone ‘Mais’ (veja onde a seta está indicando) – clique neste ícone.

3.       Clique depois em ainda mais, como a seta azul está indicando.

4.   Você terá acesso a uma nova página com diversos aplicativos interessantes do Google.
Nesta página, você encontrar-a o "Google Acadêmico".

Outro aplicativo bastante útil é o "Google Tradutor"  – um aplicativo muito fácil de usar e tem prático para traduzir pequenos textos e palavras. Você pode escolher o idioma do texto que precisa ser traduzido e o idioma para qual o texto deve ser traduzido (veja a seta verde).


Lembramos no entanto, que é sempre importante ter um análise crítica sobre o conteúdo de qualquer informação ou artigo. Devemos sempre nos perguntar se a informação adquirida pode ser aplicada e deve-se sempre verificar a fonte do artigo, a validade do artigo e a metodologia científica usada.

BOA PESQUISA!




2 comentários:

Anônimo disse...

Até um artigo sobre educação cometendo um erro de português? O correto é "há muito tempo" e não "à muito tempo". Parei de ler...

Dilma dos Santos Ferreira disse...

Preciso instalar para pesquisa em saúde