quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Ministério da Saúde de Angola na luta para erradicar a POLIO


A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde de Angola (MINSA) e a aliança de parceiros envolvidos no combate contra a poliomielite, em Angola, reafirmaram o firme compromisso de trabalharem sem tréguas até a erradicação desta doença, com a entrega de um lote de 39 motorizadas (MOTOS) para acelerar as atividades de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas Agudas (PFAs) e de outras doenças transmissíveis.


Os veículos serão utilizados para a busca ativa em sítios de vigilância e destinam-se à recolha e transporte de amostras de casos suspeitos em  municípios de alto risco em Angola.

A cerimónia de entrega teve lugar durante a primeira reunião deste ano Comité de Coordenação Inter-Agências, que é o orgão de acompanhamento das atividades do Programa Alargado de Vacinação (PAV) e da luta para a erradicação da pólio em Angola.

Em 2012, Angola registou melhorias sensíveis nos indicadores de vigilância das PFA’s, graças ao reforço em recursos humanos e à busca ativa de casos de paralizia flácida e com o envolvimento comunitário.

O empenho político dos governos provinciais e das administrações municipais continua a ser crucial para o sucesso das atividades de vacinação infantil.

Ao entregar as trinta e nove motorizadas à Diretora Nacional de Saúde Pública, o  Representante em exercício da OMS em Angola, Dr. Jean-Marie Yameogo, fez notar que "OMS tem estado a intensificar a sua assistência técnica ao Ministério da Saúde para a meta de erradicação da pólio".


Notícia enviada pela Representação da OMS em Angola.  E-Mail:  wr@ao.afro.who.int





Nenhum comentário: