domingo, março 17, 2013

Calouste Gulbenkian


Você conhece?

Calouste Gulbenkian foi o idealizador da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Esta é uma das maiores fundações portuguesas, sem fins lucrativos dedicando-se principalmente ao desenvolvimento humano, língua, artes e à saúde.


Calouste Gulbenkian nasceu em Scutari, Istambul, no dia 23 de março de 1869, filho de Sarkis e Dirouhie Gulbenkian, membros de uma ilustre família arménia cujas origens remontam ao século IV.


Geração após geração, durante os quatro séculos que permaneceu na Capadócia, a família Gulbenkian sempre se dedicou ao às artes e a obras de beneficência.


Em 1887, Calouste Gulbenkian graduou-se engenheiro na inglaterra e em 1902 obteve a cidadania inglesa.

Desde cedo trabalhou no comércio do petróleo, defendendo os interesses do então Império Otomano e impulsionando o desenvolvimento desta indústria no Golfo Persa.

Calouste viveu 23 anos em Londres e posteriormente, 20 anos em França e posteriormente estabeleceu-se em Portugal, país que visitou pela primeira vez em 1942 e ao qual retornou em busca de paz, inexistente no resto da Europa.

Era multicultural  e multilingue, dedicando grande parte do seu tempo à união de culturas e nacionalidades bem como à filantropia, destinada principalmente ao povo arménio.
Durante os 13 anos que viveu em Lisboa, morou unicamente no Hotel Aviz e deixou em seu testamento a constituição de uma fundação internacional com seu nome e com sede em Lisboa que abrigaria sua coleção de obras de arte que continha  pinturas, esculturas, livros, manuscritos e moedas, contendo a sua coleçao mais de com mais de 6000 peças, desde a Antiguidade até ao princípio do sec. XX.

Calouste Gulbenkian morreu em Lisboa no dia 20 de julho de 1955 aos 86 anos de idade.

 Visite o site da fundação:

Nenhum comentário: