quinta-feira, março 28, 2013

Páscoa


A Páscoa ou ressurreição de Jesus Cristo (3 dias depois de sua morte) é comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia após o equinócio de março, sendo por isso uma data móvel. UFA!!!!!

A Páscoa é que determina a data do carnaval  e não o contrário. A data do carnaval precede a Páscoa em 40 dias. Veja como se calcula a data da Páscoa.


O termo “Páscoa” tem origem na palavra “Pesah”, que significa “passagem”, e está associado a libertação do povo judeu no Egito.


Mas admite-se que a designação anglo-saxônica Easter deriva de “Eostre”, nome da deusa da primavera e da fertilidade na era pagã para a qual dedicavam-se rituais comemorativos do fim do inverno  e da chegada da primavera.  

Símbolos da Páscoa

Fonte da imagem

cordeiro e a cruz representando o sacrifício de Jesus Cristo.


O círio pascal, que simboliza a luz dos povos. Para quem não sabe, o cirio pascal é a vela grande (acesa durante a vigília Pascal, no sábado de aleluia) e fica junto ao altar e sempre é aceso novamente durante missas e batisados. Ela representa Jesus ressuscitado, que é a Luz do Mundo!

Fonte da imagem

Os ovos da Páscoa, sejam eles de chocolate ou verdadeiros representando a criação de uma nova vida.

 Os coelhos, associados à fertilidade.



Como o coelhinho virou o símbolo da Páscoa?

Fonte da Imagem
Há várias histórias, contos e fábulas demonstrando o porquê o coelho passou a ser o símbola da Páscoa, escolhemos quatro... espero que vocês gostem:

1)  Não há dúvidas de que os coelhos são símbolos da fertilidade desde o Antigo Egito. 

E a fertilidade está ligada a renovação e renascimento da vida, ou a chegada da primavera no hemisfério norte...

Como a Páscoa é sempre celebrada por volta do iniciio da primavera o coelho passou a ser o símbolo da Páscoa.

2) Há quem considere que o coelho como símbolo da Páscoa seja uma adaptação de um antigo ritual e em que, para celebrar o início da primavera, assava-se um cordeiro e o repartia num jantar comunitário...... O coelho, ao longo do tempo, passou a substituir o cordeiro.

3) Nos tempos antigos, quando se adoravam a natureza como Deuses pagãs... diz-se que a Deusa que simbolizava a fertilidade andando pela floresta, encontrou um pássaro com as asas feridas.
Como adorava tudo na natureza, para salvar a vida do animal, o transformou em coelho, pois já que não poderia mais voar, poderia pelo menos pular.... Mas como sua transformação não foi completa, o coelho continuou a colocar ovos.... E para agradecer a Deusa que salvou a sua vida, o coelhinho pintava e decorava seus ovos e os entregava a ela. Com a era cristã, estas duas festas se misturaram....

4) Existe também a lenda de que no tempo antigo, uma mulher muito pobre e sem nada para de comer à seus filhos, e como forma de diverti-los, escondeu alguns ovos para oferecer aos filhos na Páscoa... Quando as crianças buscavam os ovos, um coelho passou correndo e as crianças disseram que o coelho havia trazido os ovos de presente
Por volta do século XVIII, esta tradição europeia veio para as Américas....
 

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa



Nenhum comentário: