terça-feira, abril 16, 2013

Parques do Mundo: Parque Nacional da Quiçama (Angola)


Localizado no nordeste angolano, na província de Bengo a 70 km de Luanda, o Parque Nacional da Quiçama tem uma área total de 9600 km².

 Estabelecido como Reserva de Caça em 16 de Abril de 1938, foi elevado à condição de Parque Nacional a 11 de Abril 1957, e conta hoje com um estabelecimento para visitantes, uma pousada e vários bungalows.


Fonte da Imagem

O parque Quiçama é um dos maiores parques do país e uma das fontes de riqueza da província, devido à sua localização geográfica junto ao rio Kwanza e o Oceano Atlântico.

 Durante muito tempo, e devido a guerra civil, foi o único parque nacional de Angola em funcionamento. O parque albergava, uma abundante vida animal, com elefantes, palanca-negra-gigante, entre muitas outras espécies, mas após 25 anos de guerra civil a população animal foi vastamente eliminada.

 
Em 2001, a Fundação Kissama, criada em 1996 por um grupo de angolanos e sul-africanos com o objetivo de reabilitar o Parque Nacional da Quiçama, iniciou a “Operação Arca de Noé” para transportar animais, especialmente elefantes, de países vizinhos como África do Sul e Botsuana de volta ao parque.
Além de elefantes, o parque foi repovoado com várias espécies de animais como gongo, zalongo, guelengue, entre muitas outras.

Esta foi a maior operação de transporte de animais da história da humanidade.

Atualmente, além da variedade de aves, pode-se encontrar manati-africano (Trichechus senegalensis), palanca-vermelha, e talapoim (Miopithecus talapoin) e, nas praias da região, o aparecimento da tartaruga-marinha continua frequente.


Se tiver oportunidade, não deixe de visitar este magnífico parque e de desfrutar das belas paisagens angolanas.


Para mais informações sobre o Parque veja os seguintes links:
http://www.kissama.org/quicama_main.html
http://www.tripadvisor.com/Travel-g293763-c170816/Luanda:Angola:Kissama.National.Park.html


Nenhum comentário: