quinta-feira, maio 30, 2013

31 de Maio: Dia Mundial Sem Tabaco

VEJA o Vídeo



Hoje é um dia em que deve-se realçar os riscos para a saúde associados ao uso de tabaco e deve-se defender a implementação de políticas que reduzam o consumo dos derivados do mesmo.

O Tabaco é responsável pelo maior número de mortes preveníveis em todo o mundo.
1 em cada 10 adultos morre em consequencia do uso do tabaco.

O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas todos os anos, das quais mais de 600 000 são não fumadores que acabam por morrer devido a inalação passiva do fumo.
A não ser que sejam tomadas medidas rapidamente, esta epidemia será responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas até 2030.

O principal objetivo do Dia Mundial Sem Tabaco é contribuir para a proteção das gerações presentes e futuras não só contra as consequências do tabaco mas também contra os malefícios sociais, ambientais e económicos do uso e da exposição ao tabaco.

O tema de 2013 para o Dia Mundial Sem Tabaco é “Proibir a publicidade, promoção e patrocínio do Tabaco” cujo objetivos são:



Þ Incentivar os países a implementar o artigo 13 da convenção-quadro para o controle do tabaco da Organização Mundial da Saúde e as suas recomendações para proibir a publicidade, promoção e patrocínio do tabaco e seus derivados como forma de reduzir o número de usuários.
Þ Apoiar os esforços locais, nacionais e internacionais para combater a propaganda da indústria do tabaco
A experiencia demonstra que a proibição da publicidade e patrocínio ao tabaco é umas das medidas mais efetivas para reduzir o uso do tabaco.


 Um ambiente de trabalho saudável completamente livre de tabaco

A partir do dia 31 de Maio de 2013, todo o complexo da Organização Mundial da Saúde (OMS) será completamente livre de tabaco.
O consumo de tabaco estará proibido tanto dentro como fora da OMS, incluindo parques automóveis, jardins, veículos institucionais e todos os veículos dentro do complexo da OMS.

Esta medida tem como objetivo eliminar a exposição passiva ao fumo do tabaco e encorajar os profissionais a deixarem de fumar.




Veja os temas anteriores do Dia Mundial Sem Tabaco:

Nenhum comentário: