quinta-feira, maio 16, 2013

Parques do Mundo: Parque Nacional da Peneda-Gerês (Portugal)


Fonte da imagem
O Parque Nacional da Peneda-Gerês localiza-se na região Norte de Portugal e estende-se desde a Serra da Peneda até à Serra do Gerês. Ocupando diversos concelhos e sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e o Rio Cávado, este parque apresenta uma área total de cerca de 70 290 hectares, ou seja, um pouco menor que São Tomé e Príncipe que tem 1001 km2. 

É a única área protegida em Portugal que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas. A criação deste parque constituiu uma forma de possibilitar, no meio ambiente da Peneda-Gêres, a realização de um planeamento científico a longo prazo, valorizando o homem e os recursos naturais existentes, e tendo em vista finalidades educativas, turísticas e científicas.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma das maiores atrações naturais de Portugal, quer pela rara e impressionante beleza paisagística quer pelo valor ecológico e etnográfico que representa. A natureza e orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental traduzem-se na variedade e riqueza do manto vegetal e constituiem uma paisagem única em Portugal. Existem algumas espécies autóctones, tais como o feto-do-Gerês, o lírio-do-Gerês e o hipericão-do-Gerês. O isolamento em que permanecem as altas zonas serranas e as condições favoráveis do meio permitem que aqui se mantenham espécies hoje raras e únicas no mundo, como é o caso dos garranos selvagens. Há ainda espécies que têm vindo a desaparecer deste local, como o lobo, o corço e a águia real.


O Parque Nacional da Peneda-Gerês é ainda testemunho da história e do passado como podemos comprovar pela presença de trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira, ou dos castelos de Castro Laboreiro e do Lindoso, monumentos megalíticos e testemunhos da ocupação romana. 
No parque situam-se ainda dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.




Não perca a oportunidade de visitar este parque e deixe-se encantar pelas suas magníficas paisagens!



Para mais informações consulte:

Nenhum comentário: