domingo, junho 16, 2013

A História do Maracanã


Fonte da imagem

Quem não conhece o Maracanã?

Naturalmente que todos os aficcionados por futebol sabem que o Maracanã foi durante muitos anos o maior estádio de futebol do mundo.

Localizado no Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 16 de Junho de 1950 com um jogo amistoso entre as seleções do Estado do Rio de Janeiro e a de São Paulo. O resultado não foi muito animador para os cariocas que perderam de 1-3 para os paulistas.

Fonte da imagem
 O Maracanã também foi a sede da final da copa do mundo de 1950 entre Brasil e Uruguai com um público de 199.854 pessoas.

O Brasil perdeu esta copa e numa entrevista, o ex-jogador da seleção do Uruguai - Ghiggia (autor do segundo gol) disse: "O silêncio era tão grande que se uma mosca estivesse voando por lá, ouviríamos o seu zumbido."


Fonte da imagem

O que muita gente não sabe é que por causa desta derrota, a Confederação Brasileira do Desportos (CBD) decidiu mudar o uniforme da seleção brasileira de camisa branca com gola azul e calções brancos para a atual e famosa camisa amarela com gola verde e calções azuis.

Em 1979 a CBD foi extinta e criada a atual Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

Embora o Maracanã tenha sido inaugurado no dia  16 de junho de 1950, ele só foi concluído em 1965.

A História do Maracanã teve altos e baixos, mas nos anos 80 comecou a apresentar rachaduras e infiltrações com muito grafite em sua parte exterior e em 1999 sofreu sua primeira reforma diminuindo o número de expectadores para 103.000 pessoas.

Mas o Maracanã não foi somente palco do futebol, em 1951, assistiu a luta de judô entre o japonês Masahiko Kimura e o Brasileiro Helio Gracie.


Em 1952, foi a apresentação da equipe de basquete dos GLOBETROTTERS.

Em 1983, uma emocionante partida de volei entre a seleção da URSS e do Brasil.

Em 2007, a cerimônia de abertura e encerramento dos jogos Pan-Americanos.


Fonte da imagem

Fonte da imagem
O Maracanã também foi palco de grandes espetáculos como o 
concerto do  Frank Sinatra que levou 170 mil pessoas ao estádio no dia de 26 de Janeiro de 1980.

Em 1983  foi a vez do  KISS


Em 1987 - Sting

Fonte da imagem

Em 1988,  188 mil pessoas assistiram Tina Turner,  colocando este espetáculo no Guiness de records.

Em  1990 - Paul McCartney
Em 1991 - Rock in Rio II
1993 - Madonna
2001 - Backstreet Boys
2008 - The Police

Muitos outros espetáculos foram encenados no Maracanã.

No entanto com os novos códigos de segurança foi necessario diminuir a capacitade do estadio e para alinhar-se às regras da FIFA (Federação Internacional de Futebol) e em preparação para a Copa do Mundo de 2014, o Maracanã abriga hoje 78.000 pessoas.


O Maracanã de 2013 

Fonte da Imagem

Rejuvenecido com nova cobertura com um sistema de geração fotovoltaico, o Maracanã está equipado com um sistema de captação de água da chuva, novos equipamentos de ar-condicionado adaptados para preservar energia e um sistema de iluminação com lâmpadas de baixa manutenção e de longa duração.

Sua nova inauguração foi no dia 02 de junho com um jogo amistoso entre o Brasil e Inglaterra.

Pronto para receber a Copa das Confederações, o Maracanã retorna a sua gloria inicial e está preparado para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.








 

Nenhum comentário: