terça-feira, junho 18, 2013

DIÁSPORA

Fonte da imagem
Estamos sempre falando dos oito países de língua portuguesa e dos quase 300 milhões de pessoas que vivem e trabalham nestes países.

Destacamos dados estatísticos de saúde e mostramos estratégias desenvolvidas pelos governos para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e da cooperação entre eles.

No entanto, existem milhares de outros compatriotas (de todos) que se encontram espalhados pelo mundo a fora. Uma diáspora, algumas vezes invisível, responsável por sustentar famílias inteiras em seus países de origem.

Enfrentando o preconceito, a dificuldade de viver e adaptar-se a uma nova cultura, clima e outro idioma, esta gente luta para ter uma vida melhor e acima de tudo para proporcionar uma vida melhor para seus filhos e sua família.

Fora dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), existe uma forte comunidade de descendentes de colonizadores portugueses em Goa na Índia e Macau na China.

De acordo com o etnologue (o maior site digital de idiomas) existem pequenas e grandes comunidades de lingua portuguesa na França, Alemanha, Suiça, Bélgica, Luxemburgo, Andorra, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Paraguai, Suriname, Guyana, Congo, África do Sul, Malawi, Namíbia, entre outros.

Assim, o numero de pessoas que falam português é maior do que a população dos países da CPLP.

O português é a sétima língua mais falada do mundo, o terceiro idioma mais falado no hemisfério ocidental e o mais falado abaixo do equador.

Tem estatuto oficial na União Européia, na União Africana, União Latina, Comunidade Ibero-americana de nações e no Mercosul. O português é ainda língua oficial na Santa Sé e lingua de trabalho em diversas organizações.

E com toda esta população espalhada pelo mundo, existem várias associações, comunidades, centros culturais, institutos de cooperação, jornais, BLOGS e muito mais em diversos países que se dedicam a promover a cultura e integração entre estes expatriados.

Aqui há alguns exemplos:


Fonte da imagem

Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) em Massachussets nos Estados Unidos 



Pelourinho - Divulga eventos, música e cultura brasileiras em Los Angeles


 
Há ainda sites que se especializam em divulgar assuntos de interesse nos países de língua portuguesa: Procure!




Nenhum comentário: