domingo, junho 09, 2013

Música Tradicional de Portugal: O FADO


Fonte da imagem

 Portugal é conhecido musicalmente pelo Fado que vem da palavra Latina "Fatum", que significa destino. Há uma grande conectividade com a saudade, descrevendo assim uma mistura de sentimentos de falta, distância e amor.


O Fado está inserido num contexto popular (convívio e lazer), tendo surgido com maior expressividade na Lisboa do Séc. XVIII.

Pensa-se que a sua origem esteja relacionada com os cânticos mouriscos que permaneceram nos arredores da cidade, mesmo após a conquista de D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal).

Esta teoria tem por base a semelhança do Fado com os cânticos dos Mouros, uma vez que a dolência e a melancolia fazem parte de ambos.

Atualmente o Fado é Património da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).


O Fado em Portugal divide-se em duas grandes escolas:

1) Escola de Lisboa
2) Escola de Coimbra

O Fado de Lisboa é mais popular devido à cidade de Lisboa ter sido sempre um ponto de encontro nacional e internacional.
Canta-se e ouve-se cantar o Fado em locais próprios em Lisboa, designados de Casas de Fado/ Tabernas de Fados/Pátios de bairros em geral localizados em bairros populares, como Alfama, Castelo, Mouraria, Bairro Alto, Madragoa, onde reside a alma portuguesa.



Já o Fado de Coimbra é considerado mais académico, podendo ouvir-se em espaços universitários.


  Quem não sabe que o maior encanto de Coimbra é na hora da despedida?



AMÁLIA RODRIGUES

Sem sombra de dúvidas, a maior representante do Fado em Portugal é a Amália Rodrigues, também conhecida como a rainha do Fado.

Amália nasceu no dia 23 de julho de 1920 em Lisboa e faleceu no dia 6 de outubro de 1999.

Escute uma de duas mais famosas canções:

É uma casa portuguesa com certeza 


Hoje existe uma nova geração, que tenta incutir uma alma rejuvenescida ao Fado, sem esquecer as raízes deste estilo de música tradicional portuguesa. Há cada vez mais jovens e estrangeiros a apaixonarem-se pelo Fado.

Como se costuma dizer, "o Fado é para toda a gente, embora cada um tenha o seu Fado".

Lembram-se deste post: Tem Japonês no Fado Vale à pena conferir.


Fontes:




Nenhum comentário: