quinta-feira, junho 06, 2013

Parques do Mundo: Parque Natural do Fogo (Cabo Verde)

 
Fonte da imagem
 
O Parque Natural do Fogo, como o nome mesmo diz, situa-se na zona central da Ilha do Fogo ocupando uma área de aproximadamente 8500 hectares distribuídas pelos 3 concelhos da ilha.
É a maior das 47 áreas protegidas de Cabo Verde criada em 2003, com a missão de recuperar e preservar as espécies endémicas em colaboração com os habitantes locais.

O parque situa-se a 1500m acima do nível do mar, englobando um vulcão, a cratera, bordeira (zona interior da cratera), o Perímetro Florestal de Monte bem como ribeiras, vegetação arbustiva e zonas para agricultura tradicional, elementos que se combinam dando origem a uma paisagem ímpar.  

Fonte da imagem
A Ilha do Fogo tem uma superfície de 476 km2, e  é considerada, literalmente, um vulcão que ainda está em atividade. Sua última erupção foi em 1995 e o interior de sua extensa cratera (mais de 8 km) chama-se Chã das Caldeiras onde ainda pode-se sentir um forte odor sulfuroso.
  
O parque é habitado por uma população de cerca de 530 pessoas que se dedicam principalmente à agricultura e pecuária.

Devido a uma multiplicidade de altitude e clima, o Parque Natural do Fogo divide-se em multiplos habitats.

O seu clima caracteriza-se como subtropical seco, com uma estação de chuvas curta entre julho e outubro e uma estação seca nos meses restantes, tal como se verifica no resto da ilha.
A sua paisagem variada deste faz com que se associe a este parque diversas áreas de interesse, nomeadamente a vulcanologia, geologia, botânica e ecologia.

A sua vegetação é predominantemente composta por tortolho (Euphorbia tukeyana), usada para a obtenção de lenha e curtimento de pele, observando-se também a presença de língua de vaca, lantisco, losna, mostarda-brava, piorno e funcho, algumas delas com conhecidas propriedades medicinais.

Fonte da imagem

Apesar de os dados disponíveis sobre fauna endémica serem limitados, pensa-se que o parque seja habitat natural para 79 espécies de invertebrados, 12 de répteis e 10 de aves, de onde se destaca a espécie Acrocephalus brevipennis, ou Tchota-de-cana, atualmente em extinção.

A ilha do Fogo possui um potencial energético geotermal importante devido à permeabilidade dos solos através dos quais a água das chuvas se infiltra em reservatórios subterrâneos com temperaturas que oscilam entre os 200 e os 300º C. (http://viajar.sapo.cv/descobrir/artigo/172)


Se tiver opotunidade, visite este parque e aproveita a diversidade que tem para oferecer.



Fontes: http://viajar.sapo.cv/descobrir/artigo/172
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Fogo



Nenhum comentário: