quinta-feira, julho 18, 2013

18 de Julho: Dia Internacional Nelson Mandela

Nelson Mandela
 
HOJE, Nelson Mandela completa 95 anos e as Nações Unidas declararam este dia, o Dia Internacional de Nelson Mandela

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, África do Sul no dia 18 de Julho de 1918.

Seu verdadeiro nome é Rolihlahla Mandela mas sua professora primária deu-lhe o nome de Nelson de acordo com o costume de dar um nome cristão às crianças. 

Nelson "Rolihlahia" Mandela começou a Universidade em Artes mas foi expulso por ter participado de um protesto estudantil. Mais tarde entrou para a Universidade da África do Sul e graduou-se em 1943.

Mandela trabalhou em diversos locais inclusive como segurança de uma mina quando foi apresentado a Lazar Sidelsky que era'sócio de uma firma de direito. 
Logo, Mandela começou a escrever para a firma Witkin Eidelman e Sidelsky o que o estimulou a estudar direito na Universidade de Witwatersrand, mas como não tinha muitos recursos, Nelson Mandela abandonou a faculdade sem contudo se formar.

No entanto, desde 1942 ele sempre estive envolvido na política de seu país. Em 1944 juntou-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) e ajudou a formar a liga jovem do CNA.

Em 1952 foi escolhido como voluntário nacional da campanha de desobediência civil contra 6 leis consideradas extremamente injustas. Ele e 19 colegas foram acusados pelo ato de supressão do comunismo e sentenciados a 9 meses de trabalhos forçados.

Em 1952, Nelson Mandela e Oliver Tambo criaram a primeira firma de advogados negros da África do Sul. No final desse ano foi banido pela primeira vez.

Em 1955 foi preso com outros 156 ativistas culminando no "julgamento por traíção". Homens e mulheres sentaram no banco dos réus por 6 anos e o julgamento só terminou quando todos foram absolvidos em 26 de março de 1961.

Assim que Nelson Mandela e seus colegas foram absolvidos, ele passou à clandestinidade e começou a planejar uma greve nacional. Diante de uma mobilização maciça da segurança do estado, os dirigentes decidiram por antecipar a greve e em junho de 1961, Nelson Mandela foi convidado a liderar a luta armada. Ele ainda ajudou a estabelecer Umkhonto weSizwe (Lança da Nação).

En 11 de janeiro de 1962, com o codinome de David Motsamayi, Nelson Madela deixou a África do Sul em sigilo e viajou pelo continente e Inglaterra em busca de apoio para a luta armada.

Recebeu treinamento militar no Marrocos e na Etiópia e retornou a África do SUl em julho de 1962. Foi preso mais uma vez acusado de ter deixado o país ilegalmente e por incitar os trabalhadores à greve. Mandela foi condenado e sentenciado a 5 anos de prisão que ele começou a servir em Pretória.

Em outubro de 1963, Nelson Mandela e outras 9 pessoas foram julgadas por sabotarem o governo no que ficou conhecido como o "Julgamento de Rivonia".

Sob o risco de receber a pena de morte, suas palavras no tribunal ficaram imortalizadas.

"Lutei contra o domínio dos brancos e lutei contra a dominação negra, Eu anseio por uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam conviver em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver para alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal para o qual estou preparado para morrer".
Em 11 de junho de 1964, Nelson Mandela e outros 9 acusados ( Walter Sisulu, Ahmed Kathrada, Govan Mbeki, Raymond Mhlaba, Denis Goldberg, Elias Motsoaledi and Andrew Mlangeni) foram condenados à prisão perpétua. Denis Goldberg foi enviado para a prisão de Pretória por ser branco enquanto os outros foram para a Ilha Robben.

No dia 31 de março de 1982, Nelson Mandela foi transferido para a prisão de Pollsmoor na cidade do Cabo. 

Em 1985 começou a discutir com o Ministro da Justiça Kobie Coetsee sobre o governo do apartheid e do CNA.

Nelson Mandela saiu da prisão no domingo 11 de fevereiro de 1990.

 N. Mandela
Prémio Nobel


Em 1993, recebeu o Prémio Nobel da Paz em consideração aos seus esforços  para acabar com a segregação racial na Africa do Sul. Por isso, Nelson Mandela é considerado o pai da Africa do Sul.

Em abril de 1994, Nélson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul.






Fonte da Imagem
O tema para o Dia Internacional Nelson Mandela de 2013 é "Agir, Inspirar a Mudança, Celebrar o Dia de Mandela" e destacar a segurança alimentar, o alojamento e a educação.




"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos".


Bibliografia:

http://www.suapesquisa.com/biografias/nelson_mandela.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela
http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.jhtm


 

Nenhum comentário: