terça-feira, agosto 20, 2013

A História da Internet

Fonte da Imagem

A Internet da forma como a utilizamos hoje completou 30 anos no dia 1 de janeiro de 2013.

Tudo começou nos anos 60, quando um grupo de visionários viram o grande potencial em compartilhar informações sobre pesquisa e desenvolvimento científico e militar através de computadores.

Joseph Carl Robnett
Em 1962, o cientista americano, Joseph Carl Robnett Licklider, do Massachussetts Institute of Technology (MIT), propôs, pela primeira vez, uma rede global de computadores. 
Fonte da imagem

Ainda naquele ano, Leonard Kleinrock, Professor da Universidade da Califórnia e programador informático desenvolveu a teoria da comutação de pacotes caracterizada por dividir a informação em pequenos pacotes de transferência. 

Essa teoria serviu de base para as
 conexões da Internet

Em 1965, Lawrence Roberts, programador informático também do MIT conectou pela primeira vez um computador no estado de Massachusetts nos Estados Unidos com um computador do estado da Califórnia através de linhas de telefone. 
Lawrence Roberts

Roberts demonstrou a viabilidade da rede de longa distância e mostrou que os circuitos de linha telefônica não eram os mais adequados para este fim 
Quem foi o primeiro 
a usar a Internet?
Em 29 de outubro de 1969 ocorreu a transmissão do que se pode ser considerado o primeiro e-mail da história. 
O texto dessa primeira mensagem foi "LOGIN", conforme desejava o Professor Leonard Kleinrock , mas o computador no Stanford Research Institute, que deveria receber a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
Fonte da Imagem
Inicialmente a internet era usada por especialistas em informática, engenheiros, cientistas, depois os bibliotecários. 
Não existiam computadores no trabalho e nem na casa das pessoas. Para usar a Internet, o individuo tinha de aprender a utilizar um sistema complexo.
Não havia sido identificado ainda, o enorme potencial que a internet viria a ter.

O significado do arroba

Em 1972, o programador Ray Tomlinson  escolheu o símbolo @ a partir dos símbolos disponíveis na sua máquina de escrever eletromecânica para vincular o nome de usuário a um endereço eletrônico.  
CERN
Em 1989, o professor Tim Berners-Lee e outros pesquisadores do Centre Européan de Recherche Nucleaire (CERN), em Genebra na Suiça  propôs um novo protocolo para a distribuição de informações. 
Este protocolo, se tornou conhecido com a
World Wide Web (www).

Em 1991, foi baseado em hipertexto. Para quem não sabe, o hipertexto é quando um texto tem um link, ou enderenço eletrônico específico, que leva a um outro texto de uma outra página. 
Você usa esse sistema toda vez que clica 
em um link de texto deste blog ou qualquer outra página eletrônica. 
Fonte da Imagem
Como a Internet foi inicialmente financiada pelo governo americano, ela era originalmente limitada à pesquisa, educação e uso governamental. 
Esta política continuou até o início dos anos 90, quando redes comerciais independentes começaram a ver neste modelo um potencial para divulgar os seus negócios e desta forma crescer. 

Naqueles dias, como as conexões eram muito lentas, levava-se em torno de 20 minutos para carregar uma única página. E mesmo assim foi o maior sucesso e ninguém conseguia acreditar nesta nova tecnologia. 

A entrada da empresa Microsoft em larga escala, com o motor de busca Internet Explorer, completou a grande mudança para uma Internet mais comercial. 

O lançamento do Windows 98, em junho de 1998 com o navegador da Microsoft bem integrado na área de trabalho mostra a determinação de Bill Gates, seu criador, para capitalizar sobre o enorme crescimento da Internet. 
Internet nos dias de hoje
Fonte da Imagem
As redes sem fio (wireless) têm crescido exponencialmente em todo o mundo.
Hoje, encontra-se internet gratuita em diversos locais. Pode-se encontrar praças públicas repletas de pessoas com seus telefones inteligentes, computadores pessoais e mais atualmente os "tablets" conectando-se com o mundo. Muitos aeroportos, cafés, restaurantes, hotéis, lojas e etc., disponibilizam internet para os seus clientes atraindo mais e mais pessoas para os seus negócios.

A internet abriu espaço para que outros meio de comunicação fossem criados como as redes sociais, trabalho colaborativo, comunidades virtuais e mudou radicalmente a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam.

Como curiosidade
Fonte da Imagem

O comércio eletrônico no Brasil movimentou 13,60 bilhões de dólares em 2010, de acordo com pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Para os internautas residenciais, a média de tempo online durante o mês de junho foi de 24 horas e 42 minutos, maior que em outros países como França (19 horas e 34 minutos), Estados Unidos (10 horas e 5 minutos), Austrália e Japão (ambos com 7 horas e 55 segundos). 

Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, são 60 milhões de computadores em uso, destes estima-se que 80,7% com acesso à internet em 2011.


Como disse Heráclito no século 4 A.C., “Nada é permanente, exceto a mudança!”

Você pode imaginar a vida sem internet????


Nenhum comentário: