terça-feira, dezembro 17, 2013

A Arte no Brasil

Dando continuidade a nossa série de postagens com um pouco sobre a arte nos países de língua portuguesa, hoje falaremos sobre o Brasil.

Quadro de Romero Britto
O processo de identidade artística brasileira é resultante da combinação de diversas etnias, como os caucasianos (italianos, alemães, portugueses etc), negróides e mongólicos além dos próprios índios brasileiros.

Por ser um país de proporções continentais, o Brasil apresenta uma diversidade cultural muito grande e a arte no país se manifesta nos mais diversos ramos, cada um deles com suas influências e características.

Pintura rupestre brasileira
As primeiras produções artísticas no país datam de cerca de 13000 a.C., na pré-história, com pinturas rupestres encontradas em várias cavernas brasileiras. 

Em Pedra Pintada, na Paraíba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade.

Arte corporal indígena


No Brasil, as diversas formas de manifestações culturais indígenas estão presentes no cenário das artes. Os artefatos de cerâmica, as estatuetas de terracota, a arte plumária e a pintura corporal atingiram grande complexidade em termos de cor e desenho, utilizando penas e pigmentos vegetais como matéria-prima.




Jesus institui a Eucaristia (José Teófilo de Jesus)
Durante o período colonial, o Brasil viveu um momento de inspiração barroca introduzido por missionários católicos, especialmente jesuítas, que para lá se dirigiram a fim de catequizar e aculturar os povos indígenas.

A arte barroca brasileira foi uma arte funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes europeus pelos primeiro índios, e logo em seguida pelos negros, mas também fomentava o cultivo e confirmava a fé e as tradições dos conquistadores cristãos.

Com a chegada da Missão Artística Francesa no século XIX, ensaia-se pela primeira vez a criação de uma escola nacional de arte, consolidada por meio do estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Posteriormente, sob a influência do expressionismo, do cubismo e do surrealismo europeus, junto com uma valorização do primitivismo, o Brasil assistiu ao desenvolvimento do modernismo, que foi progressivamente incorporado ao gosto da sociedade e da arte oficial, até que a assimilação das novas tendências surgidas no pós-guerra contribuiu para o florescimento da arte contemporânea brasileira.

Abaporu (Tarsila do Amaral)
O quadro Abaporu, realizado pela brasileira Tarsila do Amaral em 1928, é considerado uma das obras mais importantes do Modernismo brasileiro, um movimento artístico que decidiu romper com as regras formais na cultura e inovar a arte no Brasil. Tarsila representa muito bem o movimento, com suas telas coloridas que esbanjam brasilidade e já se tornaram importantes símbolos culturais do Brasil. 










Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arte_no_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_brasileiro
http://www.dicasgratisbrasil.com/a-historia-da-arte-no-brasil/

Nenhum comentário: