segunda-feira, dezembro 16, 2013

A Arte nos Países de Língua Portuguesa

Cartaz de arte da CPLP
As diversas formas e expressões de arte exercem um papel fundamental em todas as sociedades do mundo. Obras de arte revelam importantes riquezas culturais dos diversos povos, e apresentam um valor histórico muito importante que deve ser valorizado. 



Sendo assim, daremos início a uma série de postagens sobre a arte nos países de língua portuguesa. 

Angola

Coleção ENSA-Arte
A expressão artística angolana busca a simplicidade e a essência das coisas, afirmando a especificidade cultural do país. 

De uma maneira geral, as obras nos remetem a uma reflexão, permitindo que os homens se esqueçam das sofisticações e dos bens materiais de hoje em dia e valorizem os bens naturais e ambientais.

A arte angolana utiliza diversos materiais como a madeira, o bronze, o marfim, a cerâmica, entre outros, e assume um papel importante na cultura do país, evidenciando aspectos sociais, religiosos e até políticos ao abordar diferentes temáticas como conflitos temporais, a passagem da infância para a maioridade, a vida e a morte, a celebração de colheitas, vitórias na guerra, religião, entre outras. 

No entanto, face à diversidade de etnias, vale ressalvar que cada uma tem uma expressão artística muito própria. 

As máscaras são um dos elementos mais importantes na cultura angolana e são utilizados nas mais diversas situações. 

Destacam-se pela sua popularidade, quatro máscaras: 

Máscara Mwanaa-Pwo
Mwnaa-Pwo - Máscara feminina usada por dançarinos nos seus rituais de puberdade.

Kalelwa - Máscara utilizada em rituais de circuncisão.

Cinkung e Cihongo - Máscaras que evocam figuras mitológicas de Lunda-Cokwe.
               


No âmbito das esculturas, O Pensador é uma das mais belas estatuetas africanas e a mais popular de Angola.

                

O Pensador de Cokwe, Angola  
O Pensador de Cokwe, uma obra conhecida em todo o mundo, é considerado um dos símbolos mais importantes da cultura nacional da Angola. 

A escultura representa a figura de um ancião, que pode ser uma mulher ou um homem. Assim, a obra homenageia os idosos, que representam a sabedoria, a experiência de longos anos e o conhecimento dos segredos da vida.

O Pensador permanece uma figura emblemática de Angola, e uma imagem da escultura aparece inclusive nas notas de Kwanza, a moeda oficial do país.





              
Atualmente, com o alcance da paz, os jovens angolanos têm cada vez ganhado mais interesse pela arte do seu país e a formação tem melhorado ao longo dos anos. Neste âmbito, Angola assume um papel de destaque no seio da comunidade africana, com muitos artistas mundialmente conhecidos. 

Nenhum comentário: