terça-feira, fevereiro 04, 2014

Dia Mundial do Câncer 2014 - Desmistificar o Câncer


Desmistificar o câncer/cancro

Dia Mundial de Combate ao Câncer

O Dia Mundial de Combate ao câncer/cancro a ser celebrado todos os anos no dia 4 de fevereiro terá este ano (2014) terá como foco o objetivos 5 da Declaração Mundial do câncer: Reduzir o estigma e dissipar os mitos sobre a doença.
O termo câncer/cancro é genérico e refere-se a um grupo de enfermidades que se caracterizam pela multiplicação rápida e desordenada das células que podem ultrapassar os limites do órgão e invadir partes adjacentes do corpo. Este processo é conhecido como metástase.
O dia Mundial de Combate ao Câncer/cancro é uma oportunidade de aumentar o conhecimento sobre esta doença e diminuir o preconceito e desinformação.
O grande mitos sobre o câncer são:

Mito 1 – Não precisamos falar sobre o câncer


A verdade é que falar sobre o câncer/cancro pode ser difícil para algumas pessoas e em alguns contextos, mas lidar e falar sobre a doença de forma aberta e sem tabus pode ser positivo a nível individual, comunitário e pode mesmo ter impacto nas políticas de saúde

Mito 2 - Câncer...não existem sinais ou sintomas

A verdade é que para muitos tipos de câncer/cancro há sinais e sintomas de alerta, e os benefícios da detecção precoce são indiscutíveis

Mito 3 - Não há nada que eu possa fazer em relação ao câncer/cancro


A verdade é que utizando as estratégias adequadas, há muito que se pode fazer a nível individual, da comunidade e ao nível das políticas de saúde; um terço dos casos mais comuns de câncer/cancro podem ser prevenidos

Mito 4 - Eu não tenho direito a tratamento para o câncer/cancro

a Verdade é que todas as pessoas têm igualdade de direitos no acesso a tratamentos comprovados e eficazes contra o cancro, sem passarem por dificuldades


Dados sobre o câncer :
  • O câncer/cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem vítimas de cancro e estima-se que a doença será responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.
  • O cancro contabiliza mundialmente mais mortes do que VIH/SIDA, tuberculose e malária juntos. Das 7,6 milhões de mortes por cancro no mundo em 2008, mais de 55% ocorreram em regiões menos desenvolvidas. Em 2030, estima-se que de 60 a 70% dos 21,4 milhões de novos casos de cancro ocorrerão nos países em desenvolvimento.
  • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detectados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.
  • Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20 a 40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento.


Bibliografia:
http://www.who.int/cancer/en/
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/dia+cancro+mmxiii.htm
http://www.ligacontracancro.pt/gca/?id=371



Nenhum comentário: