quinta-feira, março 06, 2014

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março





Existe apenas uma verdade universal, aplicável a todos os países, culturas e comunidades: a violência contra as mulheres nunca é aceitável, nunca é desculpável, nunca é tolerável.

Secretário Geral das Nações Unidas
Ban Ki Moon


O tema lançado pelas Nações Unidas para o Dia Internacional da Mulher de 2014 é “Igualdade para as mulheres,progresso para todos”.





O dia Internacional da Mulher é o dia para reflectir sobre os progressos feitos,para apelar à mudança e para celebrar os actos de coragem e determinação das mulheres que tiveram um papel extraordinário na história dos seus países e comunidades.
O tema deste ano enfatiza como a igualdade de géneros,o crescente poder atribuído a mulheres,e a erradicação da pobreza são essenciais ao desenvolvimento económico e social.Dá também especial relevância ao papel vital das mulheres como agentes de desenvolvimento.

 Fonte da imagem
Fonte da Imagem
Como o ano de 2015 será o ano em que se avalia o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (MDG),o Dia internacional da Mulher é também uma oportunidade para rever os futuros desafios e conquistas já ocorridas na implementação destas metas, para as mulheres e crianças.





O DIA 8 DE MARÇO
 


Mulheres a lutarem pelos seus direitos
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.


Phumzile Mlambo-Ngcuka
" O Dia Internacional da Mulher é um dia para renovar o nosso compromisso de trabalhar mais intensamente pela igualdade de género,com mulheres,homens, jovens, e líderes das nações, das comunidades,religiões e empresas.
Se actuarmos com decisão ,sabendo do crescente poder atribuído às mulheres e crianças,apoiando a sua plena participação,poderão resolver-se as questões mais importantes do século XXI,e encontraremos soluções duradouras para muitos dos problemas do mundo actual.Desta forma,abordariam-se desafios importantes como a pobreza,a desigualdade e a violência contra mulheres e crianças,assim como a insegurança."

Para ter acesso na íntegra à mensagem da sub-secretária Geral e Directora Executiva das Nações Unidas para as Mulheres,Phumzile Mlambo-Ngcuka:










Eventos anteriores disponíveis nos seguintes links:

http://eportuguese.blogspot.ch/2011/03/100-anos-do-dia-internacional-da-mulher.html
http://eportuguese.blogspot.ch/2010/02/8-de-marco-dia-internacional-da-mulher.html




Nenhum comentário: