domingo, março 23, 2014

Dia Mundial da Tuberculose - 24 de Março

"Chegue aos 3 milhões"
É este o slogan para o Dia Mundial da Tuberculose em 2014.



A tuberculose tem cura! Mas...
Todos os anos cerca de 9 milhões de pessoas adoecem com tuberculose. Desses 9 milhões, 3 milhões não têm acesso aos cuidados de saúde necessários. Muitos deles vivem em comunidades pobres, mais vulneráveis ou estão entre as populações marginalizadas como os trabalhadores migrantes, refugiados e pessoas deslocadas, os presos, os povos indígenas, as minorias étnicas e os toxicodependentes.


A parceria OMS e Stop TB, promovem o Dia Mundial da Tuberculose de modo a dar oportunidade às pessoas afetadas e as comunidades em que vivem, as organizações da sociedade civil, governos prestadores de cuidados de saúde, e os parceiros internacionais para pedir medidas suplementares para atingir os 3 milhões. Todos os parceiros podem ajudar a criar abordagens inovadoras para garantir que todos os que sofrem de tuberculose tenham acesso ao diagnóstico, tratamento e cura da tuberculose..

O Dia Mundial da Tuberculose é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre a carga de tuberculose em todo o mundo e o estado atual dos esforços no sentido da prevenção e controlo da tuberculose. 
Progressos no sentido de metas globais para a redução dos casos de tuberculose e de mortes nos últimos anos tem sido impressionante: mortalidade por tuberculose caiu mais de 45% em todo o mundo desde 1990, e a incidência está a diminuir. Novas ferramentas de diagnósticos rápidos estão a transformar a resposta à doença e novos medicamentos que salvam vidas estão a ser introduzidas.
Mas o desafio continua.

informação sobre tuberculose
Alguns factos a ter em mente:

  • 8.6 milhões de pessoas adoeceram de tuberculose em 2012, apesar de ser evitável e curável.
  • 1.3 milhões morreram de tuberculose em 2012 (incluindo 320 000 pessoas com VIH). Cerca de 95% das mortes por tuberculose ocorre em países de rendimento baixo e médio e está entre as três principais causas de morte entre mulheres de 15 a 44 anos.
  • Até 74 mil crianças morreram de tuberculose em 2012. A tuberculose infantile é muitas vezes ignorada devido ao difícil diagnóstico e tratamento. Também como resultado das mortes provocadas por tuberculose em adultos, 10 milhões de crianças ficaram órfãs.
  • Tuberculose é a maior causa de morte em pessoas VIH positivas. 1.3 milhões de vidas foram poupadas de 2005 a 2011 através de serviços coordenados de tuberculose e VIH na deteção, prevenção e tratamento de infeções duplas.
  • O número de pessoas a adoecer com tuberculose está a diminuir e a mortalidade por tuberculose diminuiu mais de 45% desde 1990. 
  • 80% dos casos reportados ocorreram em 22 países, em 2012. Cerca de 60% dos novos casos ocorreu na Ásia, o maior número de casos ocorreu na África Subsaariana. Nenhum país conseguiu erradicar esta doença.
  • Tuberculose multiresistente (MDR-TB) não responde a tratamentos padrões e é difícil e caro de tratar. Ela está presente em todos os países rastreados pela OMS. A principal causa para o seu aparecimento é o uso incorreto dos medicamentos antitubeculose.
  • 450 mil pessoas desenvolveram tuberculose multiresistente em 2012. Formas severas de MDR-TB com tratamento inadequado podem ainda progredir para tuberculose de resistência extensa (XDR-TB) que tem ainda menos medicamentos disponíveis para o seu tratamento.
  • 56 milhões de pessoas foram tratadas com eficácia desde 1995. 22 milhões de vidas foram salvas desde 1995 graças à Estratégia Stop TB e DOTS.
  • As metas globais para tuberculose em 2015:
    • Parar e diminuir incidência global
    • Reduzir para metade as mortes provocadas por tuberculose em relação a 1990.

Bibliografia:

http://www.who.int/features/factfiles/tuberculosis/en/#
http://www.who.int/campaigns/tb-day/2014/event/en/
http://www.stoptb.org/events/world_tb_day/2014/

Nenhum comentário: