terça-feira, março 18, 2014

Instrumentos musicais- Brasil

A música é um dos fatores que representam a essência de uma cultura. Ela expressa as raízes de um povo, suas alegrias, tristezas, suas falas, seu folclore.

Fonte da foto
A música brasileira é uma rica mistura de influências indígenas, portuguesas, e africanas. A maioria dos instrumentos musicais brasileiros vieram de antepassados ​​portugueses, indígenos e africanos e ainda mantêm suas características originais. Enquanto outros foram modificados e têm evoluído ao longo do tempo, assumindo as suas próprias gamas de sons e ritmos.

Hoje vamos dar uma olhada em apenas alguns dos instrumentos, pois não seria possível apresentar cada um deles.


Agogô
O agogô é um instrumento de origem africana utilizado com mais frequência em ritmos como a capoeira, samba e no candomblé. Seu nome é um derivado da palavra “akokô” que na língua nagô significa “relógio” ou “tempo”, pois o seu som agudo e seu ritmo contínuo lembram os de um relógio. O som é produzido pela vibração das campânulas de ferro percutidas por uma vareta do mesmo metal o de madeira.

   

Atabaque
Como a grande maioria dos instrumentos de percussão o atabaque é de origem africanaO nome se originou do termo árabe aT-Tabaq, que significa "prato". Sua utilização é mais frequente na capoeira e no candomblé. O seu couro vem da pele da vaca e é esticado por um sistema de anéis de metais ou aros, cordas e cunhas de madeira de jacaranda. É tocado com as mãos, com duas baquetas, ou por vezes com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor que está sendo tocado.




Um dos sons caracterizantes do Brasil é o do berimbau. 
Da África, o berimbau foi levado ao Brasil pelos escravos angolanos, acabando se tornar um elemento fundamental na tradição da capoeira.
Berimbau

O instrumento de percussão é formado de um arco de madeira retesado por um arame, de uma caixa de ressonância, um dobrão ou uma pedra para retesar mais o arame, e um caxixi, que é um recipiente de vime com sementes secas no seu interior.



Cuíca

Um outro instrumento típico do Brasil é a cuíca, de origem africanaA cuíca parece um tambor mas o som é produzido pela fricção entre um pedaço de tecido molhado e um gambito. Pressionando a parte externa da cuíca com o dedo, é possivel produzir a sonoridade de ronco característico. Ouça o som da cuíca!



Cavaquinho brasileiro

cavaquinho tem origem portuguesaTodavia, o cavaquinho brasileiro é diferente do português em que o pescoço é elevado em relação ao corpo, e o furo de som é tradicionalmente redondo, portanto tornando-se semelhante a uma guitarra tradicional. O cavaquinho é muito usado nas rodas de samba e no pagode.
Pandeiro

Normalmente o cavaquinho acompanha o som do pandeiro, um instrumento de origem árabe, que passando por Itália e Portugal, chegou até o Brasil e tornou-se referência cultural. Hoje têm diversos tamanhos e modelos de pandeiros, e este instrumento que antes tinha espaço apenas em reuniões de sambistas, hoje “desfila” por vários ritmosO som do pandeiro depende de uma combinação de factores: os materiais usados, a grossura do aro, o tipo de pele, o material e combinação de caricas. 


Ganzá ou Mineiro
O Ganzá é um instrumento musical de percussão, executado por agitação e é usado no samba e otrous ritmos brasileiros.
O instrumento é uma evolução das maracá, instrumentos indígenos.
O ganzá é geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas.

Xequerê
O último instrumento musical que vamos apresentar hoje é o xequerê, de origem africana.
Ele é feito de uma cabaça cortada ao meio em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas. 
Toca-se segurando na cabaça e balançando-a de um lado a outro fazendo com que a malha de contas repercuta na parte externa da cabaça.É um instrumento que dá um molho especial no ritmo executado, utilizado no Maracatú e, hoje em dia, incorporado até nas baterias de escola de samba. Para desfrutar do som do xequrê, clique aqui.


Para saber mais e descobrir outros instrumentos consulte a bibliografia.




3 comentários:

LuisFer disse...

só uma pergunta, tenho pesquisado sobre instrumentos musicais de origem brasileira e não encontrei nenhum! voces sabem me dizer se existe algum mesmo que indigena?

LuisFer disse...

gostaria de saber se tem instrumento genuinamente brasileiro , pode ser indigena por exemplo. abraços

Anônimo disse...

maracá, é um instrumento indígena. a flauta de quatro orifícios também.