terça-feira, abril 15, 2014

Instrumentos musicais - São Tomé e Príncipe

Puita
A música de São Tomé e Príncipe usa tambores de diferentes tamanhos e cada um possui o seu nome dado pela língua tradicional.

Léplica é o tambor de pequena dimensão que produz um som agudo. 

Tabaque é um tambor médio, semelhante ao bombo, cujo a pele é amarrada em vez de pregada.

Zás, Zambumba, Wembe ou Bombo é o tambor de maior dimensão, produz um som grave, a sua pele em vez de amarrada é pregada.

Muçumba ou Puíta é um tambor onde a mão é flexionada com um pau de bambo que está no seu interior. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da puita com dedo, produzindo um som peculiar.
A puita é um instrumento característico que tem o mesmo nome de uma dança tipica tambem designada de puita

Um ritmo sensual, em que o tambor avança de forma frenética e obsessiva pela noite dentro.
Este ritual é executado em homenagem a um ente familiar que falece, mas também pode ser visto e apreciado em outras ocasiões, sendo um instrumento musical popular.

Viola, feita de madeira coberta com platéxe, é composta por quatro fios (mi, si, sol e ré) que tem como sonância grave e agudo.

Chocalho ou Banza é um instrumento feito de andala trançada em formato de um cestinho, sendo a base coberta de cabaça, no seu interior existe uma série de “bagos de salaconta” que permite produzir o som.

Kanza ou reco-reco é um instrumento de fricção feito de bança de palmeira.

Coneta de pô mamon (Corneta de pau de mamão), um instrumento de sopro, feito de um ramo de mamoeiro. Emite um som semelhante à trombeta.


Ferrinho é um instrumento constituído por um chapa de zinco e dois ferros que não ultrapassa 25 cm.


Bibliografia:






Nenhum comentário: