quarta-feira, maio 21, 2014

Dia Mundial para a Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento - 21 de maio

Assinala-se hoje, 21 de Maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, proclamado pela Assembleia-geral da ONU, para assinalar a data da aprovação, em 2001, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A data enfatiza a importância da diversidade como alicerce do desenvolvimento sustentável e elemento estruturante de identidades coletivas abertas ao diálogo e respeito mútuos.
Para ler a Declaração, clique no link abaixo:
http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf


A atividade económica global e os avanços nas comunicações ilustram o aumento da interconetividade da humanidade, ainda que barreiras, desconfiança e hostilidade persistam entre pessoas e culturas. O aumento do contato também gera medos – imaginários e reais – de perder costumes, idiomas e identidades, que nos são caros.
Um mundo de paz e solidariedade só poderá ser alcançado através do reconhecimento e da celebração de nossa diversidade.
Fonte de imagem
A diversidade cultural, só pode ser protegida e promovida ao reconhecer, como princípio fundador, o diálogo e o respeito entre as civilizações e as culturas. Diálogo e respeito que vão além de sexo, idade, nacionalidade, pertencimento cultural, religião e etnia. Diálogo e respeito que são essenciais para a construção de um futuro de paz no mundo, baseadonuma sociedade na qual a pluralidade cultural desempenha um papel essencial, de enriquecimento mútuo, reconhecimento e respeito às identidades e às diferenças.
A diversidade cultural é uma fonte de representações, conhecimentos, práticas e, igualmente, de afirmação, inovação e criatividade, que contribuem para a construção de um sistema relacional viável, sustentável e harmônico entre a humanidade e os recursos terrestres. Neste sentido, a diversidade cultural constitui uma força motriz do desenvolvimento, um elemento indispensável para atenuar a pobreza, e deve ser melhor reconhecida como tal.

O Dia é uma oportunidade para se aprofundar a compreensão sobre os valores da Diversidade Cultural e para se aprender melhor sobre como “viver juntos”.


Bibliografia:
http://www.apoioescolaronline.net/noticias/dia-mundial-da-diversidade-cultural-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento
http://www.acnur.org/t3/portugues/o-acnur/envolva-se/eventos/dia-mundial-para-a-diversidade-cultural-e-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento/
http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/mensagem-da-ministra-para-o-dia-mundial-da-diversidade-cultural/

Nenhum comentário: