segunda-feira, julho 28, 2014

28 de julho - Dia mundial da Hepatite


Pense novamente



Todos os anos no dia 28 de julho, a OMS e seus parceiros , comemoram  o Dia Mundial da Hepatite afim de conscientizar e  aumentar a compreensão  sobre  hepatites virais e as doenças que elas causam, dando foco internacional aos grupos de pacientes e pessoas que convivem com a hepatite viral.




Hepatites virais - Grupo de doenças infecciosas conhecidas como hepatite A, B, C, D, e E - afetam centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, causando doenças hepáticas agudas e crônicas e matando  cerca de 1,4 milhões de pessoas a cada ano.

Neste no no Dia Mundial da Hepatite o objetivo é incentivar os formuladores de políticas, os profissionais de saúde e ao público a "Pense novamente" sobre esta “epidemia silenciosa”.  É uma oportunidade de aumentar a conscientização e influenciar uma mudança real na prevenção da doença e no acesso a exames e tratamentos.

A data de 28 de Julho foi escolhido para o Dia Mundial da Hepatite, em homenagem ao aniversário do Prêmio Nobel Professor Baruch Samuel Blumberg, descobridor do vírus da hepatite B.


Por que é importante para tratar a hepatite?
Aproximadamente 500 milhões de pessoas no mundo vivem com hepatites B ou hepatite C,sendo a 8 ª maior causa de morte do mundo  porém a conscientização à despeito dessa doença permanece ainda muito baixo quando comparado com outras doenças transmissíveis como a AIDS, tuberculose e malaria.

Os tipos B e C representam uma das principais doenças crônicas que atinge centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer fígado ou insuficiência hepática.




A hepatite viral: um problema crescente

  • A hepatite viral é uma epidemia em grande parte negligenciada na região de maior números de infectados. 
  • Estima-se que 13 milhões de pessoas na Europa Oriental vivem com hepatite B crônica
  • 15 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus da hepatite C
  • 80% dos casos apresentados de forma assintomática
  • Apenas 1 pessoa infetada em 5 é estimada para exibir sintomas agudos.

Hepatite
http://www.who.int/campaigns/hepatitis-day/2014/en/
http://www.who.int/topics/hepatitis/en/
http://www.worldhepatitisalliance.org/en/home.html



Um comentário:

euroClinix disse...

Bom dia!

Não encontrei um email de contato, pelo que o faço por esta via

No sentido de celebrar o dia Mundial da Hepatite 2017, gostaríamos que fizesse uma partilha de um infográfico de celebração desta importante data, com informações gerais e sucintas sobre as várias hepatites.

O infográfico da Hepatite neste site tem um texto de apoio mais direccionado para Portugal
O infográfico da Hepatite neste site tem um texto de apoio mais direccionado para Brasil

É fundamental passar a mensagem!