quarta-feira, outubro 22, 2014

Outubro Rosa: Detecção Precoce do Câncer de mama


Toda pessoa deve saber quais são os sinais e sintomas do câncer de mama. Se qualquer anormalidade é descoberta, ela deve ser sempre investigada por um profissional de saúde.



A maioria das pessoas que têm sinais e sintomas de câncer de mama, inicialmente, observam apenas um ou dois sinais, e a presença deles não significa automaticamente que você tem a doença.


Ao realizar o auto-exame da mama mensalmente, você será capaz de identificar mais facilmente quaisquer mudanças em seu seio.
Certifique-se de falar com o seu profissional de saúde se você notar qualquer coisa fora do comum.

A mudança na forma de sentir a mama ou o mamilo


  • Um caroço ou inchaço na mama ou perto da mama ou axilas.
  • Alteração na textura da pele ou o alargamento de poros da pele da mama (textura semelhante a de uma casca de laranja).
  • Um nódulo na mama 
É importante lembrar que todos os nódulos devem ser investigados por um profissional de saúde, mas nem todos os nódulos são cancerosos.)

Uma alteração da aparência na mama ou no mamilo

  • Qualquer alteração inexplicada do tamanho ou forma da mama
  • Ondulações em qualquer lugar da mama
  • Inchaço inexplicável do peito (especialmente se apenas de um lado)
  • Encolhimento inexplicável de mama (principalmente se apenas de um lado)
  • Assimetria recentes das mamas (embora seja comum que as mulheres tenham um peito ligeiramente maior do que o outro, se o aparecimento de assimetria é recente, deve ser verificado.)
  • Mamilo ligeiramente voltado para dentro ou invertido
  • Pele da mama, aréola ou mamilo que se torna escamosa, vermelho ou inchado ou pode ter sulcos ou colocando parecida com a pele de uma laranja
  • Qualquer corrimento mamário, particularmente corrimento claro ou sangramento



UMA VEZ POR MÊS 



As mulheres adultas de todas as idades são incentivados a realizar auto-exames de mama pelo menos uma vez por mês. Estados do centro Johns Hopkins Medical,"Quarenta por cento dos cancros da mama diagnosticados são detectados por mulheres que sentem um nódulo, assim estabelecendo que um auto-exame da mama regularmente é muito importante".

Enquanto a mamografia pode ajudá-lo a detectar o câncer antes que você pode sentir um nódulo, o auto-exame da mama ajudá-lo a se familiarizar com a forma como os seus seios olhar e sentir que você pode alertar o seu médico se houver qualquer alteração.

O exame deve ser realizado?


1) NO CHUVEIRO
Usando as pontas dos seus dedos, palpar todo o seu peito em um padrão circular em movimento do lado de fora do centro, verificando toda a área da mama e axila. Verifique ambos os seios cada mês para qualquer alteração, espessamento da pele, ou nó endurecido. Observe as alterações e obtenha biopsias para avaliação pelo seu médico.





2) NA FRENTE DE UM ESPELHO

Inspecione visualmente os seios com os braços estendidos ao lado do corpo. Em seguida, levantar os braços acima da cabeça.

Procure quaisquer alterações no contorno, qualquer inchaço ou ondulações na pele, ou alterações nos mamilos. Em seguida, descansar as mãos em seus quadris e pressionar com firmeza para flexionar os músculos do peito. Os seios normalmente são assimétricos, por isso quaisquer alterações especialmente em um dos lados.

3) DEITADO NA CAMA

Quando deitado, o tecido mamário se espalha uniformemente ao longo da parede torácica. Coloque um travesseiro sob seu ombro direito e seu braço direito atrás da cabeça. Com a mão esquerda, mova suavemente as pontas dos seus dedos em torno de seu seio direito em pequenos movimentos circulares, cobrindo toda a área da mama e axila.
 Pressione levemente e intensifique progressivamente a força no toque. Aperte o mamilo, verifique se existe corrimento ou nódulos. Repita essas etapas para o seio esquerdo.

É O AUTO-EXAME DO PEITO SUFICIENTE PARA TER CERTEZA QUE NÃO TENHO CÂNCER DE MAMA?


A mamografia pode detectar tumores antes que estes produzam sintomas, portanto, o rastreio é a chave para a detecção precoce. 


Mas quando combinado com cuidados médicos regulares e mamografia adequada, os auto-exames de mama podem ajudar as mulheres a saber o que é normal para elas para que possam relatar quaisquer alterações ao seu médico.
Se você encontrar um nódulo, agende uma consulta com seu médico, mas não entre em pânico - 8 em cada 10 nódulos não são cancerosos. Para sua maior tranquilidade, contacte o seu médico sempre que tiver dúvidas.

Fonte: http://www.nationalbreastcancer.org/


Nenhum comentário: