domingo, outubro 05, 2014

Outubro Rosa: mês de luta contra câncer de mama


"Outubro Rosa" é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro dirigida a sociedade e principalmente às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A história do "Outubro Rosa" remonta à última década do século 20, quando a Fundação Susan G. Komeno distribuiu um laço cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. 


Obelisco do Ibirapuera
A primeira iniciativa no Brasil para apoiar o Outubro Rosa foi promovida em São Paulo, por um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama. Elas conseguiram com o apoio de uma indústria de cométicos iluminar de rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera). 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos países em torno desta causa. 

Por isso, a iluminação em rosa dos monumentos, praças e outros lugares assume um importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Monumentos iluminados de rosa no Brasil

O câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. A heterogeneidade deste câncer pode ser observada pelas variadas manifestações clínicas, morfológicas e genéticas e consequentes diferenças nas respostas terapêuticas.

Na medida em que o rastreamento do câncer de mama for se tornando mais e  mais disponível para a população, espera-se que a doença seja diagnosticada cada vez mais cedo favorecendo um melhor prognóstico e mesmo a cura.

Destaca-se, no entanto, que mesmo nos países em que o rastreamento é feito de forma sistematica e com boa cobertura populacional, aproximadamente metade dos casos são detectados já em fase sintomática.

O câncer de mama é o mais mais comum nas mulheres e representa em torno de 25% de todos os casos de câncer no mundo.

Em 2012, foram aproximadamente 1,7 milhão de casos novos.

 É a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) 

A causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Simbolo da luta contra o câncer de mama


Este mês inteiro vamos destinar nosso espaço para dar informações sobre a importância da detecção precoce e o incentivo para que as mulheres conheçam suas mamas e possam   ficar atentas para           alterações suspeitas.







Você também poderá acompanhar as ações que ocorrem no Brasil através do facebook da nossa Rede ePORTUGUESe e também no Outubro Rosa




O importante é, na realidade, focar este sério assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Fonte: 

http://www.outubrorosa.org.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Outubro_Rosa
http://www.redecancer.org.br/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2014/vedacaoes_previstas_durante_periodo_eleitoral_exigem_conteudos_fiquem_inacessiveis

Nenhum comentário: