Friday, November 14, 2014

14 de novembro: Dia Mundial da Diabetes

Campanha dia mundial contra a Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

A educação e a prevenção de casos de diabetes foram o foco do Dia Mundial do Diabetes, entre os anos de 2009 e 2013, para os anos de 2014 a 2016 o tema da campanha será "Diabetes: Proteja Nosso Futuro". 


Por que um círculo azul?

Símbolo da campanha
Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. É considerado um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.

O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

O que é o diabetes?

Campanha 2013: entenda como é a doença
Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar eficazmente a insulina que produz. A hiperglicemia, ou açúcar no sangue aumentado, é um efeito comum da diabetes descontrolada e ao longo do tempo conduz a sérios danos para muitos dos sistemas do organismo, em particular os nervos e os vasos sanguíneos.




10 fatos sobre a Diabetes 

1) Cerca de 347 milhões de pessoas no mundo têm diabetes
Há uma epidemia global emergente de diabetes, incluindo obesidade e inatividade física.

2) Diabetes poderá se tornar uma das principais causa de morte no mundo, ocupando o 7° posição no ano de 2030
Total de mortes por diabetes são projetados para aumentar em mais de 50% nos próximos 10 anos

3) Existem duas formas principais de diabetes

Tipos de Diabetes



A diabetes tipo 1 é caracterizada por uma falta de produção de insulina e a diabetes tipo 2 resulta da utilização ineficaz da insulina pelo corpo.





4) Um terceiro tipo de diabetes é a diabetes gestacional
Diabetes gestacional

Este tipo é caracterizada por um quadro de  hiperglicemia, ou açúcar no sangue aumentado, com os valores acima do normal, mas inferiores às de diagnóstico de diabetes, que ocorre durante a gravidez. Mulheres com diabetes gestacional têm um risco aumentado de complicações durante a gravidez e no parto. Eles também têm maior risco de desenvolver uma diabetes tipo 2 no futuro.




5) O diabetes tipo 2 é muito mais comum do que a diabetes tipo 1
Tipo 1 e tipo 2



O tipo 2 duas é responsável por cerca de 90% de todas as diabetes em todo o mundo. Relatos de diabetes tipo 2 em crianças - anteriormente raras - têm aumentado em todo o mundo. Em alguns países, é responsável por quase metade dos novos casos diagnosticados em crianças e adolescentes.



6) A doença cardiovascular é responsável por entre 50% e 80% das mortes em pessoas com diabetes
Diabetes tornou-se uma das principais causas de doença e morte prematura na maioria dos países, principalmente através do aumento do risco de doença cardiovascular (DCV).

7) Em 2012 diabetes foi a causa direta de 1,5 milhões de mortes

8) 80% das mortes por diabetes ocorrem em  países de baixa e média renda
Nos países desenvolvidos, a maioria das pessoas com diabetes estão acima dos 65 anos, ao passo que nos países em desenvolvimento as pessoas mais freqüentemente afetadas têm idade entre 35 e 64 anos.

9) A diabetes é uma das principais causas de cegueira, amputações e insuficiência renal
Consequências da Diabetes



A falta de conscientização sobre o diabetes, combinada com o acesso insuficiente aos serviços de saúde e medicamentos essenciais, pode levar a complicações como cegueira, amputações e insuficiência renal.







Exercícios físicos
10)Diabetes de Tipo 2 pode ser prevenida
30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias e uma dieta saudável pode reduzir drasticamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2. O diabetes tipo 1 não pode ser evitada.

Participe da campanha 

Fonte: 


No comments: