quinta-feira, março 19, 2015

Dia Mundial da Síndrome de Down - 21 de março


Imagem
Todos os seres humanos têm 46 cromossômas. 23 provenentes de cada genitor.

A Síndrome de Down, ou trissomia 21, é uma anomalia cromossômica em que a pessoa apresenta o cromossoma 21 ou porção dele, triplicado, consequentemente com uma contagem final de 47 cromossômas.

O nome da trissomia 21 é uma homenagem ao médico inglês, John Langdon Down, que descreveu a síndrome em 1862. 

A causa da Síndrome de Down foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, médico francês.

É a anomalia genética mais comum e estima-se que seja em torno de 1 a cada 1000 nascimentos .


Imagem
Fisicamente, as pessoas com Sindrome de Down têm caraterísticas físicas distintas, como por exemplo: baixa estatura, pescoço curto, nariz achatado, boca pequena, orelhas baixas.

A pessoas com Síndrome de Down tem um risco mais elevado de contrair leucemia e de apresentarem doença cardíaca congénita, distúrbios da tiroide. 

O QI destas pessoas também está comprometido, mas isso não signifca que as pessoas não possam levar uma vida normal. 


Imagem
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 21 de março como o Dia Mundial da Síndrome de Down, um dia marcado para a sua sensibilização mundial.

Também é exemplo a atriz Lauren Potter, mais conhecida pela personagem interpretada na popular série de Glee, Becky Jackson. 

Débora de Araújo Seabra de Moura
Débora de Araújo Seabra de Moura é professora auxiliar de desenvolvimento infantil há nove anos e publicou ainda o livro "Débora conta histórias", da editora Alfaguara.

A Síndrome de Down é uma condição genética e não uma doença, logo ter Síndrome de Down não implica que a pessoa deixe de ser saudável. 

Os profissionais de saúde não devem recusar-se a tratar pessoas com Síndrome de Down ou atribuir todos os problemas de saúde à Síndrome de Down. 

Devem no entanto, ter em conta certos problemas de saúde específicos que possam afetar estes indivíduos e fazer uma avaliação correta do problema.



Visite o web site official para saber mais: www.worlddownsyndromeday.org


Bibliografia:

  • http://www.worlddownsyndromeday.org/wdsd-2014
  • http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/08/professora-com-sindrome-de-down-lanca-livro-de-fabulas-no-rn.htm#fotoNav=27
  • http://www.movimentodown.org.br/2013/01/casal-de-atores-com-sindrome-de-down-sonha-com-oscar-e-diz-somos-subestimados/


Nenhum comentário: