quarta-feira, março 11, 2015

Rosa Parks (1913-2005)


Rosa Parks em 1955 

Rosa Louise Parks foi uma ativista pelos Direitos civis Afro-Americana. É reconhecida na América  como a "mãe do movimento pelos Direitos civis dos dias de hoje". 

A sua recusa em ceder o lugar no ônibus a um passageiro de raça branca no dia 1 de Dezembro de 1955 em Montgomery, no Alabama, e consequente detenção, desencadeou uma onda de protestos no dia 5 de Dezembro de 1955 que ecoaram  por todo os Estados Unidos. O seu ato corajoso mudou a América, sob o ponto de vista dos Direitos das pessoas de raça negra, e redirecionou o curso da História. 
A sua prisão motivou a organização de um boicote pacifico da linha de ônibus, que durou 381 dias. O porta-voz deste boicote, foi Dr. Martin Luther King, Jr.. Este protesto fez com que outras manifestações se realizassem por todo o país, principalmente no sul, intensamente racista, unindo milhares de pessoas na mesma causa: a igualdade dos direitos civis. 

O exemplo de  coragem, dignidade e determinação; fez de Rosa Parks um símbolo da luta pacífica para os direitos humanos e a igualdade inter-racial.

Ao longo da sua vida, foi agraciada com inúmeras honras e distinções. Em 1996 o presidente Bill Clinton, atribuiu-lhe a Medalha da Liberdade, a mais alta condecoração dada a um cidadão civil. 

Faleceu em 2005 aos 92 anos, no seu apartamento.

Fonte: http://www.rosaparks.org/biography/


Nenhum comentário: