quarta-feira, março 25, 2015

SOLAR IMPULSE – Transmitindo mensagens ao redor do mundo

O que há ainda a ser criado que consiga inspirar as próximas gerações? É possível escrever história e inventar novas tecnologias que nos emocionem em pleno século XXI? 

Essas foram as perguntas que uniram os pilotos suíços, Bertrand Piccard e Andre Borschberg, em um sonho ambicioso: criar um avião movido apenas a energia solar. 

O "Solar Impulse", nome dado à aeronave, vem conquistando cada vez mais espaço e interesse público com suas viagens bem-sucedidas. O primeiro protótipo atravessou de forma brilhante o Atlântico e os Estados Unidos, de costa a costa em 2010, sem o uso de combustível.

Trajetória do Solar Impulse 2 - Solar Impulse Photo
Os pilotos começam agora uma aventura muito mais audaciosa com o novo "Solar Impulse 2": Dar a volta ao mundo com o avião solar. 
A viagem de cinco meses deu início no dia 09 de março, em Abu Dabhi, com destino à Omã. A dupla de pilotos optou Abu Dhabi por considerar o melhor e mais adequado ponto de partida para a volta ao mundo, devido ao seu clima, infra-estrutura e comprometimento com tecnologias limpas.
A nova versão da aeronave passou por algumas mudanças e melhorias para que fosse mais eficiente e autônoma. Uma das novidades, por exemplo, é a capacidade do avião viajar sob chuva, já que agora foi completamente fechado. 


Por que o Solar Impulse é suíço? 

A Suíça é um país líder em tecnologia limpa: desenvolveu uma ampla política de uso sustentável de seus recursos naturais limitados, através da proteção da água, reciclagem de resíduos generalizada, e conceitos arquitetônicos inovadores sustentáveis. Com isso, muitas companhias suíças suportam o Solar Impulse financeiramente e diversas empresas de alta tecnologia têm mobilizado os seus conhecimentos e inovação técnica para a construção dos aviões. 





Bertrand Piccard e Andre Borschberg - AFP Photo






"Solar Impulse não foi construído para transportar passageiros, mas mensagens”!









“Solar Impulse é antes de tudo uma aventura humana e científica que traz emoções de volta no coração da exploração científica extraordinária; uma inovação revolucionária concebida para ser um laboratório de vôo original para tecnologias limpas; uma visão impulsionada pelo espírito pioneiro atrás de todas as grandes aventuras humanas; uma viagem experimental para inspirar outros a ser pioneiros e inovadores em sua vida cotidiana.


Solar Impulse - BBC Source

Os criadores desta incrível tecnologia nos mostram de forma revolucionária que, mesmo nos dias de hoje, é possível sim fazer história. A preocupação com a sustentabilidade e o uso da energia limpa é uma questão fundamental e que deve estar cada vez mais em constante transformação e avanço. 

FONTE: www.solarimpulse.com/ 



Nenhum comentário: