domingo, abril 12, 2015

Bibliotecas Azuis - O que são?

O projeto Biblioteca Azul foi desenvolvido pela Biblioteca de Organização Mundial da Saúde (OMS) para disseminar informações básicas em saúde às equipes distritais dos países em desenvolvimento.

Criadas inicialmente em francês e inglês, a Biblioteca Azul em português foi desenvolvida pela rede ePORTUGUÊSe, divisão de Publicações (WHO press) e a Biblioteca da OMS que em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil disponibilizaram pela primeira vez, a Biblioteca Azul durante a A
ssembléia Mundial da Saúde de 2006.
A coleção organizada segundo grandes temas contém mais de 180 livros, documentos e manuais sobre saúde pública e outras áreas das ciências da saúde.


Fáceis de usar e fornecendo informações importantes, estas mini-bibliotecas não tem a intenção de cobrir todas as áreas da saúde, mas sim serem abrangentes o suficiente para que profissionais que se encontram em áreas distantes dos grandes centros possam ter acesso a algum tipo de informação atualizada para ajudar em seu trabalho.

Para facilitar o transporte e armazenamento, a coleção é mantida em uma caixa de metal azul, contendo duas prateleiras com caixas de papelão que mantém os livros organizados de acordo com o tema.
Desde a sua criação, já foram enviadas 35 Bibliotecas Azuis em português para os PALOP (países africanos de língua oficial portuguesa).

É possível encomendar a Biblioteca Azul em português através do escritório de representação da OMS no país ou diretamente ao departamento de publicações da OMS em Genebra (
bluetrunk@who.int).

Para mais informações acesse o site: Biblioteca Azul
http://www.who.int/ghl/mobile_libraries/bluetrunkport/en/index.html

Um comentário:

Isabel Cruz disse...

Acesso livre ao Online Brazilian Journal of Nursing
O Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN) oferece acesso gratuito a todo o seu conteúdo publicado. Mas, por razões de segurança, os usuários devem ser registrados no OBJN e fazer o “login” para ler a íntegra do conteúdo e publicar comentários para os autores (interatividade) sobre os manuscritos.
Você pode se registra em
http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/user/register
nas funções de:
• Leitor: notificado por email sobre publicações do OBJN;
• Autor: habilitado a submeter manuscritos ao OBJN; e/ou
• Revisor: disponível para avaliar as submissões ao OBJN. Identifique seus tópicos de interesse (especialidade e método de pesquisa)
A qualquer momento nesta URL, você poderá modificar suas funções.
Registre-se e tenha acesso ao conhecimento que você precisa para cuidar melhor da saúde dos pacientes e da comunidade!