Friday, April 03, 2015

Como o coelhinho virou o símbolo da Páscoa?


Fonte da imagem
Há várias histórias, contos e fábulas descrevendo o porquê o coelho passou a ser o símbola da Páscoa, escolhemos quatro, esperamos que vocês gostem:

1)  Não há dúvidas de que os coelhos são símbolos da fertilidade desde o antigo Egito.

E a fertilidade está ligada a renovação e renascimento da vida, ou a chegada da primavera no hemisfério norte.

Como a Páscoa é sempre celebrada por volta do início da primavera, o coelho passou a ser o símbolo da Páscoa.

2) Na Antiguidade, alguns povos consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.


Fonte da imagem


3) A Deusa da Primavera, Eostre, andando pela floresta encontrou um pássaro com as asas feridas. 

Para salvar a vida do pássaro, transformou-o em coelho, entretanto, a transformação não ocorreu por completo e o animal continuou a colocar ovos. Para agradecer a Deusa por ter salvo sua vida, o coelhinho a presenteou com ovos pintados e decorados por ele.

Eostre se encantou com a criatividade e a beleza do presente e quis partilhar a sua alegria com todas as crianças do mundo. Criou-se assim, a tradição de se ofertar ovos decorados na Páscoa. 

Fonte da imagem


4) Existe também a lenda de que uma mãe, muito pobre, queria achar uma forma de divertir seus filhos. A mulher teve a ideia de esconder alguns ovos para presenteá-los na Páscoa. Enquanto as crianças procuravam, um coelho passou correndo, fazendo com que pensassem que o animal havia trazido os ovos de presente, se tornando assim, o símbolo da Páscoa.
Fonte da imagem

Por volta do século XVIII, esta tradição europeia foi para as Américas.




No comments: