quinta-feira, abril 30, 2015

O 70º aniversário da UNESCO

HISTÓRIA DA UNESCO



FOTO- UNESCO 

Em 1945, a UNESCO foi criada, a fim de responder à firme convicção de nações, forjada por duas guerras mundiais em menos de uma geração, que os acordos políticos e económicos não são suficientes para construir uma paz duradoura. A paz deve ser estabelecida com base na solidariedade intelectual e moral da humanidade.

A UNESCO se esforça para construir redes entre as nações que permitam esse tipo de solidariedade, através da:

- Mobilização para a educação: para que cada criança, menino ou menina, tenha acesso a uma educação de qualidade como um direito humano fundamental e como pré-requisito para o desenvolvimento humano.

- Construção da compreensão intercultural: através de proteção do patrimônio e apoio à diversidade cultural.

- Prosseguir a cooperação científica: como os sistemas de alerta precoce para tsunamis ou acordos de gestão de águas transfronteiriças, para fortalecer os laços entre as nações e sociedades.

- Proteger a liberdade de expressão: uma condição essencial para a democracia, desenvolvimento e dignidade humana.


FOTO- UNESCO

Hoje, a mensagem da UNESCO nunca foi mais importante. É necessário criar políticas holísticas que sejam capazes de abordar as dimensões sociais, ambientais e econômicas do desenvolvimento sustentável. Esta nova forma de pensar sobre o desenvolvimento sustentável reafirma os princípios fundadores da Organização e reforça o seu papel:

- Em um mundo globalizado com sociedades interligadas, o diálogo intercultural é vital se quisermos viver juntos, reconhecendo nossa diversidade.

- Em um mundo incerto, o futuro das nações depende não só do seu capital econômico ou recursos naturais, mas em sua capacidade coletiva para compreender e antecipar as mudanças no ambiente - através da educação, da investigação científica e da partilha de conhecimentos.

- Em um mundo instável - marcado por movimentos democráticos, a emergência de novas potências econômicas e sociedades enfraquecidas por vários fatores de estresse - o sistema educativo, científico e cultural das sociedades - juntamente com o respeito pelos direitos fundamentais - garantem a sua resistência e estabilidade.

- Em um mundo conectado - com a emergência da economia do conhecimento e sociedades criativas, juntamente com o domínio da Internet, a plena participação de todos no novo espaço público global é um pré-requisito para a paz e o desenvolvimento.



FOTO-UNESCO


A UNESCO é conhecida como a agência "intelectual" da Organização das Nações Unidas. O mundo está à procura de novas maneiras de construir a paz e o desenvolvimento sustentável, as pessoas devem confiar no poder da inteligência para inovar, expandir seus horizontes e manter a esperança de um novo humanismo. A UNESCO existe para trazer essa inteligência criativa para a vida; pois é na mente dos homens e mulheres que as defesas da paz e as condições para o desenvolvimento sustentável deve ser construída.

O 70º aniversário da UNESCO

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon e os chefes de todas as agências da ONU irão se juntar à Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, para comemorar o 70º aniversário da UNESCO no dia 28 de abril, na sede da Organização, em Paris.

FOTO-UNESCO

A celebração vai honrar as realizações e ações da Organização em todo o mundo que tem como objetivo  fortalecer a paz e o desenvolvimento sustentável, através da educação, cultura, ciências, informação e comunicação

Ao longo dos anos, a UNESCO tem mobilizado toda a força de sua experiência e mandato para responder às emergências e criar uma visão de longo prazo para o desenvolvimento sustentável. Emergências humanitárias e culturais em países afetados por conflitos são agora uma característica fundamental das ações da UNESCO.

Irina Bokova - Diretora-Geral da UNESCO
A Diretora-Geral afirmou: "A UNESCO trabalha para colocar a educação de qualidade, a proteção do patrimônio cultural e a liberdade de expressão como parte integrante de qualquer resposta política eficaz e sustentável a situações de conflito, como aspectos-chave de toda a construção da paz no século XXI ".

A celebração na UNESCO irá marcar o 70º aniversário da sua criação como uma Organização das Nações Unidas. O ano de 2015 também marca o fim dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o lançamento de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável global.

Como o Secretário-Geral Ban Ki-moon observou, "o ano de 2015 é uma oportunidade única para uma geração. Nosso objetivo é colocar as pessoas no centro e proteger nosso único planeta. Nosso dever é acabar com a pobreza, deixar ninguém para trás e construir uma vida digna para todos. "

Secretário - Geral da ONU, Bam Ki-moon e a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova

Hoje, 30 de Abril, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon e a Diretora-Geral , Irina Bokova, vão participar do principal concerto para o Dia Internacional de Jazz, que marcará a continuará da celebração do 70º aniversário da UNESCO. O evento trará dezenas de artistas que se juntarão em um palco para a celebrarção do jazz e da diplomacia cultural.

Os eventos da celebração do aniversário de 70 anos da UNESCO, serão transmitidos hoje, 30 de Abril, no site da Organização.

FONTES: http://en.unesco.org/ 


Nenhum comentário: