domingo, maio 17, 2015

10 fatos sobre a atividade física

O sedentarismo é considerada como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.

O sedentarismo é a falta, diminuição ou ausência de qualquer atividade física.


Vamos aprender...

O sedentarismo é o quarto principal fator de risco responsável pela mortalidade no mundo.
6% das mortes no mundo podem ser atribuídas ao sedentarismo. 

 A atividade física regular ajuda a manter um corpo saudável.
As pessoas fisicamente ativas têm um risco reduzido para desenvolver doença coronariana, hipertensão, doença vascular celebral, diabetes, cancro.câncer do cólon e da mama e ainda depressão.
Quem é fisicamente ativo tem risco reduzido de quedas e consequentemente fraturas. Além de serem mais propensas a manterem o peso controlado.
          
A atividade física não deve ser confundida com a prática de desporto.
A atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos e que utiliza energia. Inclui desportos, exercícios e outras atividades como brincar, caminhar, realizar tarefas domésticas, fazer jardinagem, e dançar.

Tanto a atividade física de intensidade moderada como a de intensidade elevada são benéficas para a saúde.
A capacidade de suportar diferentes intensidades de atividade física varia de pessoa para pessoa.
Exemplos de atividade física moderada são as tarefas domésticas, caminhadas rápidas ou dança.
Exemplos de atividade física vigorosa são a corrida, ciclismo, natação ou movimentação de cargas pesadas.
De 5 aos 17 anos de idade
Crianças e adolescentes entre os 5 e 17 anos devem realizar pelo menos cerca de 60 minutos de atividade física moderada a elevada por dia.
Períodos superiores a 60 minutos poderão fornecer benefícios adicionais para a saúde.

De 18 a 64 anos de idade
Adultos com idades entre os 18 e 64 anos devem fazer pelo menos 2 horas e meia de atividade física de intensidade moderada por semana OU cerca de 1 hora de atividade física de maior intensidade por semana OU uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e elevada.
Toda a atividade física deve ser realizada em sessões de pelo menos 10 minutos de duração.

Adultos com idades acima de 65 anos
Os idosos com pouca mobilidade devem praticar atividade física três ou mais vezes por semana, de forma a melhorar o equilíbrio e prevenir quedas. Quando o idoso não pode fazer a quantidade recomendada de atividade física, devido às condições de saúde, deve ser tão fisicamente ativo quanto as suas capacidades e condições o permitam.
Estas recomendações são relevantes para todos os adultos saudáveis
A menos que existam contraindicações médicas específicas, essas recomendações aplicam-se a todas as pessoas, independentemente do género, raça, etnia ou nível económico. Aplicam-se também a indivíduos com doenças crónicas não transmissíveis, não relacionadas com a mobilidade, como hipertensão ou diabetes. Estas recomendações podem também ser válidas para adultos com deficiência.

Fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nada

Pessoas sedentárias devem começar devagar com alguma atividade física e aumentar gradualmente a frequência, duração e intensidade. Adultos inativos, idosos e pessoas com limitações podem beneficiar-se com algum tipo de atividade física.
As gestantes e puérperas e as pessoas que sofrem do coração devem tomar alguns cuidados devem consultar um médico antes de começar alguma atividade física.

A existência de espaços propícios e comunidades de apoio  podem incentivar a população a ser mais ativa
 Políticas urbanas e ambientais podem influenciar positivamente no aumento da atividade física de seus cidadãos. Exemplos dessas políticas incluem: garantir que o ciclismo, a caminhada e outras formas de transportes que sejam acessíveis e seguras para todos. deve também garantir que as escolas tenham espaços seguros e facilidades para que os alunos possam aproveitar o seu tempo livre de forma ativa.


Saibam mais:












Nenhum comentário: