quarta-feira, fevereiro 14, 2018

Dia dos Namorados - 14 de fevereiro ou 12 de junho?


Existem várias teorias para explicar porque o dia 14 de fevereiro (no hemisfério norte) se tornou sinônimo de romance.....e consequentemente, o Dia os Namorados

Aqui estão três hipóteses.....

JUNO
Desde o início dos tempos, que os homens celebram a fertilidade da terra na primavera...

Os romanos homengeavam Juno, filha de Saturno e mulher de Júpiter.

Juno era conhecida por ser a protetora das mulheres de Roma e por isso mesmo considerada a Deusa das mulheres e do casamento.


Entre os dias 13 e 15 de fevereiro, os Romanos celebravam a Festa de Lupercália em que clamavam por saúde e fertilidade. 


A Festa de Lupercália depois fundiu-se com o festival da purificação dos espíritos chamado Februa ou Februatio e por isso o nome do mês de fevereiro.

Vermeer
Durante este festival, as mulheres escreviam cartas ou bilhetes de amor e as deixavam em uma urna.

Ao passar pela urna, os homens retiravam um bilhete ao acaso e iam atrás da mulher que o havia escrito.
Esta tradição continuou até o século XVIII quando a sociedade passou a valorizar mais a escolha de seus parceiros ao invés de confiar simplesmente na casualidade. 
 
Segunda teoria

Acasalamento
Na idade média, acreditava-se que os passaros e os insetos se acasalavam no dia 14 de fevereiro, alguns dias antes do início da primavera no hemisfério norte.... 

Vale dizer, que desconhecia-se terras no hemisfério sul... e consequentemente diferenças nas estações do ano.....


Origem do dia de São Valentim


Ao escavarem uma antiga catacumba romana, os arqueologistas encontraram a ruína de uma igreja dedicada a São Valentim.
A igreja católica reconhece pelo menos três santos diferentes chamados Valentine ou Valentinus... e todos os três foram martirizados no dia 14 de fevereiro.
O candidato mais popular para São Valentim (patrono dos enamorados) era um padre romano do século III que praticava o cristianismo e celebrava secretamente casamentos. 
Naquela época, o imperador Claudius II havia proíbido os casamentos sem sua expressa autorização, pois ele acreditava que os soldados solteiros eram mais propensos a alistarem-se no exército e lutarem em suas guerras.
Ao ser preso sob a ira do imperador, que o considerava um traidor por celebrar casamentos sem o seu consentimento, Valentim acabou por apaixonar-se pela filha de seu carcereiro. 
Segundo a lenda, um pouco antes de sua execução, no dia 14 de fevereiro do ano 270 A.D, Valentim escreveu uma carta apaixonada à sua amada assinando “do seu Valentine”.
Os primeiros cristãos preferiam homenagear um santo dedicado às causas românticas de que celebrar um festival pagão...
Em 496 A.D., o Papa Gelasius declarou o dia 14 de fevereiro em homenagem a St Valentine, o patrono dos enamorados.
Mas em 1969, o Papa Paulo VI retirou este feriado do calendário por não haver provas de sua existência.


No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, na véspera do dia de Santo António, o santo casamenteiro de origem portuguesa.












Nenhum comentário: