terça-feira, novembro 06, 2007

África: Português deve ser usado como 2º idioma

A língua portuguesa deverá ser o segundo idioma em África por motivos políticos e econômicos até 2050, afirmou em Lisboa o lingüista e escritor David Graddol.
Ao participar da reunião "Promoção da Língua Portuguesa no Mundo", realizado segunda-feira na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Flad), Graddol divulgou uma estimativa sobre a evolução de várias línguas maternas até 2050 e disse que o português terá um "crescimento rápido".
Além da língua portuguesa, o espanhol, o inglês, o chinês e o árabe também vão apresentar franco crescimento. David Graddol afirmou ainda que "o nível cultural ainda é importante" na promoção das línguas. Falando também na reunião, o especialista em línguas Nicholas Ostler disse que existem actualmente 16,7 falantes de língua portuguesa no Brasil para cada português em Portugal. Nicholas Ostler disse ainda que o português está em sexto lugar na lista das línguas mais faladas por população. Desta forma, o português se coloca à frente do alemão, francês e japonês e atrás do espanhol e russo." Apesar destes números, o português não está bem colocado para competir como uma língua mundial de comunicação ampla. Fora da Europa está desequilibrada, muito localizada nas Américas, com pequenas populações falantes em Angola, Moçambique e Goa e menor ainda no Timor Leste", afirmou o académico britânico. A reunião "Promoção da Língua Portuguesa no Mundo" foi promovida pela Flad para debater as vantagens para Portugal da promoção da língua e da cultura portuguesa.

Noticia divulgada pelo http://www.angolapress-angop.ao/noticia.asp?ID=572673

Nenhum comentário: