quarta-feira, dezembro 05, 2007

Os objetivos de Educação para Todos

Embora este tema não esteja diretamente ligado à saúde ou ao ePORTUGUÊSe, não se pode desconsiderar que educação e saúde caminham juntos.
Como a próxima Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (CONFINTEA VI) será realizada num país de lingua portuguesa - Brasil - achei que seria interessante chamar a atenção para os objetivos da educação para todos firmado em 2000 pelos países membros da UNESCO.

Assim vale lembrar que estamos vivendo a década da alfabetização (2003 - 2012) (http://www.unesco.org/uil/en/focus/unliteracy.htm) e que os principais tópicos são:

1. Expandir e melhorar a educação e os cuidados na primeira infância, principalmente para os grupos mais vulneráveis e em maior desvantagem.
2. Assegurar que até 2015 todas as crianças (especialmente meninas), crianças que vivem em circunstâncias difíceis e aquelas que fazem parte de minorias étnicas, tenham acesso à educação primária completa, gratuita obrigatória e de boa qualidade.
3. Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e de adultos sejam alcançadas por meio do acesso eqüitativo a programas apropriados de aprendizagem que permitam o desenvolvimento de habilidades que sejam úteis para toda a vida.
4. Aumentar em 50% os níveis de alfabetização de adultos até 2015, principalmente para mulheres, e facilitar o acesso eqüitativo à educação básica e continua para todos os adultos.
5. Eliminar disparidades entre os gêneros na educação primária e secundária até 2005 e atingir a igualdade de gêneros na educação até 2015, com foco na garantia de acesso completo e igualitário de meninas à educação básica de qualidade, assim como em seu desempenho pleno e eqüitativo.
6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar sua excelência para que os resultados da aprendizagem sejam reconhecidos e mensuráveis, principalmente na alfabetização, aritmética e habilidades essenciais para a vida.

Para maiores informações: http://portal.unesco.org/education/en/ev.php-URL_ID=52514&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Nenhum comentário: