segunda-feira, janeiro 28, 2008

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE COMPLETA 60 ANOS

Genebra, Janeiro de 2008

Este ano comemora-se os 60 anos da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o tema Nossa saúde, Nosso futuro.

Nesta ocasião especial, serão lembrados os avanços da saúde pública global nos últimos 60 anos; a repercussão do trabalho da OMS e os seus desafios para o futuro.

WHO60 será dedicado a uma série de atividades e eventos a serem realizados ao longo do ano, cobrindo temas relacionadas com a saúde pública e mais especificamente com as questões vinculadas às seis áreas prioritárias na agenda da OMS.

Lançamento da WHO com uma exposição de fotografias
No primeiro dia do Conselho Executivo, no dia 21 de janeiro, a OMS lançou uma exposição de fotografias contando a história da organização nos últimos 60 anos, ressaltando marcos importantes como o desenvolvimento da primeira vacina contra a pólio, a erradicação da varíola, o desenvolvimento da atenção primária à saúde, o controle do tabagismo e a revisão do Regulamento Sanitário Internacional.


Esta exposição viajará depois para Nova York, onde será exibida no saguão principal das Nações Unidas no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, retornando a Genebra em maio, para a Assembléia Mundial da Saúde.

Uma versão ampliada da exposição estará disponível (em breve) no site da OMS.

WHO60 atividades e recursos
A partir de abril , uma série de eventos ressaltando as linhas futuras da OMS tais como proteger a saúde das mudanças climáticas (tema do próximo Dia Mundial da Saúde), o futuro da atenção primária à saúde e tecnologias de informação e comunicação, poderão ser vistas e discutidas.

Exemplos de atividades em desenvolvimento
- Livro ressaltando as conquistas na saúde pública nos últimos 60 anos.
- 60 faces, 60 Histories: Fotos e histórias de 60 pessoas - 30 funcionários da OMS (novos e antigos), e 30 outros indivíduos cujas vidas foram influenciadas, de alguma forma, pelo trabalho desenvolvido pela OMS. Esta exposição de fotos será exibida durante a Assembléia Mundial da Saúde em maio de 2008.
- Global Health Histories: Aproximadamente dez seminários sobre uma variedade de temas em colaboração com o Wellcome Trust para a história da medicina, Londres.
- Relatório Mundial da Saúde - 2008 cujo enfoque será na Atenção Primária à Saúde.
- Clássicos da saúde pública: Uma coleção de documentos médicos republicados no Boletim da OMS, acrescidos de um comentário atualizado.
- Uma fotografia da saúde publica global:
Pela primeira vez na história, pessoas de todo o mundo serão convidadas a fotografarem sua saúde num momento especifico no espaço de uma hora no tempo. O resultado será uma foto instantânea da saúde global, um ponto de comparação que trará 60 anos de trabalho em saúde publica global para o complexo mundo globalizado de hoje.
- Transmitindo a mensagem: Campanhas de saúde pública de 1948 a 2008. Uma coleção de pôsteres ressaltando a comunicação através de campanhas de saúde.

Vale a pena ficar atento às atividades da OMS este ano. http://www.who.int/

Nenhum comentário: