terça-feira, abril 15, 2008

Congresso sobre Aids reúne representantes dos países de língua portuguesa no Rio

14 a 17 de abril de 2008
Rio de Janeiro

Quase 70% das pessoas infectadas pelo HIV no mundo vivem no continente africano, o mais afetado pela Aids.
Só em 2007, estima-se que ocorreram mais de 1,7 milhões de novas infecções. As estimativas do Brasil são de que existem cerca de 600 mil pessoas vivendo atualmente com Aids.


A doença é, portanto, um enorme desafio para os países em desenvolvimento, que devem intensificar a cooperação entre si na busca de uma solução para o problema.

Nesse contexto, ao final do primeiro Congresso da CPLP sobre DST/Aids, que ocorreu em Angola em 2005, os países de língua portuguesa assinaram a Carta de Luanda, comprometendo-se a buscar políticas e estratégias de combate às DST/Aids.

O segundo congresso, que está atualmente ocorrendo no Rio de Janeiro representa a consolidação dessa política e tem como objetivo principal analisar a situação de cada um dos países em relação a essas doenças e avaliar as dificuldades encontradas na implementação de planos estratégicos, além de fortalecer as parcerias.

O evento discutirá aspectos clínicos, epidemiológicos e sociais, bem como estratégias de prevenção e desenvolvimento de vacinas e técnicas de diagnóstico no campo das DST e da Aids, assim como resultados de pesquisas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.


Maiores informações: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1711&sid=9

Nenhum comentário: