terça-feira, maio 13, 2008

2008 - Ano Internacional das Línguas

2008 declarado "Ano Internacional das Línguas" pela Assembléia Geral das Nações Unidas e a UNESCO, responsável pelas atividades de divulgação enfrentará, sem dúvida inúmeros desafios.

A língua é o principal meio de comunicação, interação e de transmissão de conhecimento. É a expressão mais fiel da cultura, tradição e identidade de um determinado grupo de indivíduos.

As línguas são um dos principais fatores para se atingir os seis objetivos da educação para todos (EPT), assim como os objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM), aprovados pelas Nações Unidas em 2000.

Como mecanismo de integração social, as línguas ocupam, na verdade, um lugar estratégico na eliminação da pobreza e da fome; apoiando à alfabetização, e promovendo a aquisição de novos conhecimentos e competências. O idioma materno é essenciais para o ensino primário universal.

Na área da saúde, o idioma pode também ser considerado fundamental para que campanhas e mensagens educativas e preventivas sejam compreendidas por todos. Por isso é importante que as informações em saúde sejam veiculadas também em linguas e dialetos locais.

Contudo, os estudiosos estimam que mais de 50% dos mais de 7.000 idiomas falados no mundo hoje, correm o risco de desaparecer dentro de algumas gerações.

Milhares de línguas - mesmo que perfeitamente dominadas pelas pessoas que as usam cotidianamente como meio de expressão - estão ausentes do sistema educacional, dos meios de comunicação, da indústria editorial e do domínio público em geral.

Por isso é preciso agir. Mas como?

Encorajando o desenvolvimento de políticas lingüísticas que permitam a cada comunidade usar seu dialeto junto com a lingua oficial do país. Apenas com a aceitação plena do multilingüismo todas as línguas ocuparão seus lugares no nosso mundo globalizado.

A UNESCO, aproveita o dia 15 de maio e convida os governos, as organizações da Nações Unidas, a sociedade civil, as instituições educacionais, as associações profissionais e todas as demais organizações a fomentar em suas atividades individuais ou coletivas, o respeito, a promoção e a proteção de todas as línguas, em especial aquelas ameaçadas de extinção.

O objetivo comum é tornar reconhecida - nacional, regional e internacionalmente - a importância da diversidade lingüística e do multilingüismo nos sistemas educacionais, administrativos e jurídicos, assim como nas manifestações culturais e nos meios de comunicação, no ciberespaço e nos intercâmbios comerciais.

O Ano Internacional das Línguas em 2008 é uma oportunidade única para alcançar de maneira decisiva a realização desses objetivos.

Vamos então promove-lo.

Mais informações e artigo completo: http://www.unesco.org.br/areas/ci/index_html/mostra_documento


Nenhum comentário: