quinta-feira, maio 22, 2008

61ª Assembléia Mundial da Saúde

Começou nesta segunda-feria a 61ª Assembléia Mundial da Saúde.

Fórum máximo da Organização Mundial da Saúde, a Assembléia realiza-se todos os anos no mes de maio e decide junto com delegações dos 193 estados-membros, as metas e diretrizes que deverão ser traçadas para os anos seguintes.

Este ano, a Assembléia Mundial da Saúde discutirá entre outros, os temas:

· Preparação para uma gripe pandêmica: intercâmbio de vírus da gripe e acesso às vacinas;
· Prevenção e controle das doenças não transmissíveis: implementação da estratégia mundial;
· Saúde pública e propriedade intelectual: projeto de estratégia mundial e plano de ação;
· Mutilação sexual feminina;
· Estratégias para a redução do uso nocivo do álcool;
· Mudanças climáticas e su influência na saúde.

Maiores informações nas seis linguas oficias das Nações Unidas: http://www.who.int/mediacentre/events/2008/wha61/en/index.html

Como todos os anos, a iniciativa ePORTUGUÊSe promoveu uma reunião com os Ministros da Saúde dos 8 países de lingua portuguesa e/ou seus representantes para debater as atividades em andamento, as perpectivas para o segundo semestre de 2008 e o plano de ação escalonado para o desenvolvimento das atividades programadas.

A relevância desta iniciativa foi reconhecida por todos os presentes que expressaram seu interesse em ampliar a linha de ação fortalecendo as parcerias já existentes e criando outras para que esta rede esteja mais presente dentro dos países facilitando a disseminação da informação e possibilitando estratégias de capacitação.

Vale lembrar que no mês de junho, o ePORTUGUÊSe está promovendo o treinamento e capacitação de técnicos de São Tomé & Principe na sede da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), em São Paulo. Durante duas semanas, estes técnicos receberão um treinamento intensivo para o desenvolvimento de uma Biblioteca Virtual em Saúde em ST&P e serão os agentes multiplicadores dentro do páís.

Logo a seguir será a vez de técnicos de Cabo Verde e da Guiné Bissau que receberão treinamento em seu países.

Desta maneira, o ePORTUGUÊSe vai cumprindo um de seus objetivos: O desenvolvimento de uma rede de informação em português contribuindo desta maneira, para o fortalecimento e integração entre os 8 países.

Até breve.



Nenhum comentário: