terça-feira, julho 08, 2008

Oswaldo Cruz - Um pouco de história


Oswaldo Cruz nasceu no dia 5 de agosto de 1872, em São Luiz do Paraitinga, São Paulo/Brasil. Filho mais velho de Amália Taborda e Bento Gonçalves Cruz, Oswaldo Cruz é reconhecido pela maioria dos brasileiros, como um grande médico e sanitarista que enfrentou as epidemias da passagem do século XIX para o século XX no Brasil.

Um de seus maiores feitos foi o combate à febre amarela que assolava a cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX, transformando-a num local insalubre onde nem os marinheiros estrangeiros queriam aportar. Suas campanhas sanitárias não foram aceitos de imediato e ele enfrentou muita resistência de seus adversários e opositores.


Mas Oswaldo Cruz combateu também a varíola e a peste bubônica.
A vacinação obrigatória contra a varíola provocou violenta turbulência na cidade, que entrou para a história como a Revolta da Vacina de 1904.

Mas a persistência de Oswaldo Cruz tornou a vacinação uma prática corriqueira no Brasil.

Ele também promoveu expedições científicas que mapearam as principais questões da saúde em todo o Brasil. Sua maior contribuição foi sem dúvida alguma a criação Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ - o mais antigo centro de pesquisa em Saúde Pública do mundo localizado no Rio de Janeiro e que completou 108 anos em 2008.

A FIOCRUZ foi criada em 25 de maio de 1900 com o nome de Instituto Soroterápico Federal, com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileiros, da época.
Hoje, a instituição é vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil e suas atividades incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços; e a implementação de programas sociais. São mais de 7.500 servidores e profissionais com vínculos variados, uma força de trabalho que tem orgulho de estar a serviço da vida.

Para saber mais sobre Oswaldo Cruz
http://www.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?nfoid=1084&sid=194

Para saber sobre a FIOCRUZ - http://www.fiocruz.br

Nenhum comentário: