quinta-feira, setembro 25, 2008

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Intimamente associada ao contexto da produção científica regional latino-americana e do Caribe, e contando com apenas duas coleções européias (Portugal e Espanha), a rede SciELO foi citada como modelo bem-sucedido de gestão de periódicos científicos em plataforma de acesso aberto em um documento intitulado “Estudo sobre a evolução econômica e técnica do mercado de publicação científica na Europa”, produzido pela Comissão Européia.

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/), em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (http://www.bireme.br/) que tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

A interface SciELO proporciona acesso livre e gratuito à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições publicadoras e pelo local de publicação.

Recentemente, durante o debate europeu sobre Open Access em 7 de maio de 2008, o Professor David Prosser, diretor da SPARC Europa (The Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition - http://www.sparceurope.org/), proferiu uma palestra intitulada “Open Access and the Future of Scholarly Communication”, na qual defendeu modelos de publicação científica de acesso aberto dando destaque para a rede SciELO, o PLoS Journals e o BioMed Central.

“A grande mudança de paradigma instaurada pelo conceito de acesso aberto no setor da publicação científica é o de sugerir que as fontes de financiamento existentes se concentrem em pagar pelo custo da disseminação e não pelo custo da acessibilidade”, disse David Prosser.

Mais um reconehcimento de que o modelo criado em parceria e defendido pela BIREME está dando certo.

Um bom exemplo de que este modelo de acesso aberto e integral à informação e consequentemente ao conhecimento é a Declaração do Rio, redigida ao final do CRICS8 (8º Congresso regional de Informação em Ciências da Saúde), realizado de 16 a 19 de setembro na cidade do Rio de Janeiro que clamou aos governos dos países da região da América Latina e do caribe a criar sistemas de inovação tecnológica que garantam o desenvolvimento; incorporação e acesso eqüitativo a novos produtos e processos para a melhoria da qualidade da atenção a saúde.

Declaração do Rio completa: http://www.crics8.org/






Um comentário:

cristal disse...

Bem merecida esta referência. A "Scielo" tem sido para mim uma parceira importante há vários anos. E sobretudo graças à generosidade de autores brasileiros é importante fazer notar. Obrigada