terça-feira, abril 28, 2009

Acompanhe as principais informações relativas à gripe suína

Neste momento de alerta mundial devido à gravidade da situação da gripe suína originada no México, a OMS está trabalhando de forma intensiva para controlar a doença. Aqui no blog do ePORTUGUÊSe você poderá acompanhar em português as informações oficiais fornecidas pela OMS e pelos governos dos diversos países.

Na segunda-feira dia 27 de abril de 2009, o comitê de emergência da OMS realizou sua segunda reunião para discutir a questão da gripe suína. Este comitê, regido pelo Regulamento sanitário internacional, avaliou as informações disponíveis sobre os casos confirmados, assim como a possível propagação para outros países.

A diretora geral da OMS, Dr. Margaret Chan, decidiu aumentar o nível de alerta da fase 3 para a fase 4, seguindo as instruções do Comitê.
A escala varia de 1 a 6, e a fase 4 indica que a infecção ainda não está controlada e pode ainda vir a se transformar numa pandemia.
Na medida em que informações adicionais estejam disponíveis, a OMS poderá reduzir ou aumentar o nível de alerta.

Dr. Chan recomendou que as fronteiras entre os países não sejam fechadas e que não haja restrições às viagens internacionais. Todas as medidas devem seguir o Regulamento sanitário internacional.

Por fim, a diretora geral reforçou que a OMS se empenhará para encontrar uma vacina eficaz contra o vírus A/H1N1.

Informações atualizadas disponiveis no site da OMS: http://www.who.int/en/

Nenhum comentário: